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Título: Segurança socioeducativa : um estudo de caso sobre a crise institucional do sistema socioeducativo do estado do Ceará
Autor(es): Oliveira, Vinício Luis Silva
Orientador(es): Rodrigues, Debora Diniz
Assunto: Ceará (CE)
Socioeducação
Segurança pública
Direitos humanos
Sistema penitenciário
Crise política e econômica
Data de apresentação: 6-Dez-2020
Data de publicação: 8-Abr-2021
Referência: OLIVEIRA, Vinício Luis Silva. Segurança socioeducativa: um estudo de caso sobre a crise institucional do sistema socioeducativo do estado do Ceará. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho propõe analisar, por meio de estudo de caso, a crise institucional do sistema socioeducativo do estado do Ceará à luz do conceito de segurança socioeducativa. Para tanto, serão analisados relatórios elaborados entre os anos de 2011 e 2018 que expõem o grave quadro de violações de direitos humanos nas unidades de internação socioeducativas do estado do Ceará. Ademais, serão apresentadas as Medidas Cautelares nº 60-15, outorgadas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que exigiram do Brasil e do estado do Ceará a execução de medidas eficazes para dirimir a crise do sistema socioeducativo cearense. A partir disso, propomos discutir como as violações de direitos humanos repercutem na segurança socioeducativa e na política de atendimento socioeducativo do estado do Ceará. Além disso, neste trabalho, buscamos monitorar as medidas adotadas pelo governo estadual cearense para superação da crise institucional do sistema socioeducativo. Desse modo, portanto, concluímos que as medidas executadas pelo governo cearense se mostram insuficientes para interromper a crise institucional do sistema socioeducativo
Abstract: This study proposes to analyze, through a case study, an institutional crisis in the socio-educational system of the state of Ceará in the light of the concept of socioeducational security. For that, reports drawn up between the years 2011 and 2017 that expose the serious picture of human rights violations in the socio-educational detention units in the state of Ceará will be analyzed. In addition, we present Precautionary Measures No. 60-15, granted by the Inter-American Commission on Human Rights, which required Brazil and the state of Ceará to carry out executive measures to solve the crisis in Ceará's socio-educational system. Based on this, we propose to discuss how human rights violations have an impact on the socio-educational security and socio-educational policy of Ceará state. Furthermore, in this paper/study/monograph, we seek to monitor the measures adopted by the state government of Ceará to overcome the institutional crisis of the socio-educational system. Therefore, we conclude that the measures taken by the Ceará government are insufficient to interrupt the institutional crisis of the socio-educational system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
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