Título: | Segurança socioeducativa : um estudo de caso sobre a crise institucional do sistema socioeducativo do estado do Ceará |
Autor(es): | Oliveira, Vinício Luis Silva |
Orientador(es): | Rodrigues, Debora Diniz |
Assunto: | Ceará (CE) Socioeducação Segurança pública Direitos humanos Sistema penitenciário Crise política e econômica |
Data de apresentação: | 6-Dez-2020 |
Data de publicação: | 8-Abr-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Vinício Luis Silva. Segurança socioeducativa: um estudo de caso sobre a crise institucional do sistema socioeducativo do estado do Ceará. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho propõe analisar, por meio de estudo de caso, a crise institucional
do sistema socioeducativo do estado do Ceará à luz do conceito de segurança
socioeducativa. Para tanto, serão analisados relatórios elaborados entre os anos de
2011 e 2018 que expõem o grave quadro de violações de direitos humanos nas
unidades de internação socioeducativas do estado do Ceará. Ademais, serão
apresentadas as Medidas Cautelares nº 60-15, outorgadas pela Comissão
Interamericana de Direitos Humanos, que exigiram do Brasil e do estado do Ceará a
execução de medidas eficazes para dirimir a crise do sistema socioeducativo
cearense. A partir disso, propomos discutir como as violações de direitos humanos
repercutem na segurança socioeducativa e na política de atendimento socioeducativo
do estado do Ceará. Além disso, neste trabalho, buscamos monitorar as medidas
adotadas pelo governo estadual cearense para superação da crise institucional do
sistema socioeducativo. Desse modo, portanto, concluímos que as medidas
executadas pelo governo cearense se mostram insuficientes para interromper a crise
institucional do sistema socioeducativo |
Abstract: | This study proposes to analyze, through a case study, an institutional crisis in the
socio-educational system of the state of Ceará in the light of the concept of socioeducational security. For that, reports drawn up between the years 2011 and 2017 that
expose the serious picture of human rights violations in the socio-educational detention
units in the state of Ceará will be analyzed. In addition, we present Precautionary
Measures No. 60-15, granted by the Inter-American Commission on Human Rights,
which required Brazil and the state of Ceará to carry out executive measures to solve
the crisis in Ceará's socio-educational system. Based on this, we propose to discuss
how human rights violations have an impact on the socio-educational security and
socio-educational policy of Ceará state. Furthermore, in this paper/study/monograph,
we seek to monitor the measures adopted by the state government of Ceará to
overcome the institutional crisis of the socio-educational system. Therefore, we
conclude that the measures taken by the Ceará government are insufficient to interrupt
the institutional crisis of the socio-educational system. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020. |
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