Título: | Educação do campo : desafios e perspectivas para o fortalecimento da identidade camponesa em uma escola do campo no Distrito Federal |
Autor(es): | Santos, Paulo Henrique Marques dos |
Orientador(es): | Santos, Clarice Aparecida dos |
Assunto: | Educação do campo Identidade cultural Políticas públicas educacionais Gama (DF) |
Data de apresentação: | 30-Jun-2020 |
Data de publicação: | 1-Mar-2021 |
Referência: | SANTOS, Paulo Henrique Marques dos. Educação do campo: desafios e perspectivas para o fortalecimento da identidade camponesa em uma escola do campo no Distrito Federal. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre a Educação do Campo e tem como objetivo
problematizar a inserção das temáticas referentes a cultura, valores, saberes e fazeres do sujeitos
campesinos no currículo e na prática pedagógica cotidiana da escola do campo. Os documentos
oficiais e os autores que discutem a Educação do Campo ressaltam a necessidade da escola
incluir a identidade dos sujeitos campesinos em sua proposta pedagógica e na prática cotidiana
diária, entendendo que a escola do campo tem um papel relevante como agência formativa na
constituição e no fortalecimento da identidade camponesa de seus estudantes. A presente
proposta analisa o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta do Baixo, escola do campo
localizada na área rural da cidade do Gama/DF e utilizou como procedimentos metodológicos
de investigação a observação participante, os diálogos com os/as professores/as e demais
profissionais que atuam nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, estudantes e seus
familiares e, ainda, a análise documental das políticas públicas de educação do campo a nível
federal e distrital, bem como do Inventário Sócio, Histórico e Cultural e do Projeto Pedagógico
da referida unidade escolar. O processo de investigação na escola do campo, revela um ensino
descontextualizado, ainda com poucas referências às práticas sociais e culturais dos sujeitos do
campo e de valorização da cultura urbana em relação à cultura local. Entretanto, observa-se de
modo significativo o interesse dos profissionais da escola em se atualizar acerca da temática e
pesquisar coletivamente os elementos históricos, sociais e culturais constitutivos da realidade
local. |
Abstract: | This work presents reflections on Field Education and aims to problematize the insertion of
themes related to culture, values, knowledge and actions of rural subjects in the curriculum and
in the daily pedagogical practice of rural schools. The official documents and the authors who
discuss Rural Education emphasize the need for the school to include the identity of rural
subjects in their pedagogical proposal and in their daily practice, understanding that rural school
has a relevant role as a training agency in the constitution and strengthening the students'
peasant identity. This proposal analyzes the Ponte Alta do Baixo Elementary School, a rural
school located in the rural area of the city of Gama/DF and used participatory observation,
dialogues with teachers and other professionals as methodological investigation procedures
who work in the initial and final years of elementary school, students and their families, and
also the documentary analysis of public policies on rural education at the federal and district
level, as well as the Socio, Historical and Cultural Inventory and the Pedagogical Project of the
aforementioned school unit. The investigation process in the rural school, reveals a
decontextualized teaching, still with few references to the social and cultural practices of the
rural subjects and the valorization of urban culture in relation to local culture. However, the
interest of school professionals in updating themselves on the topic and collectively researching
the historical, social and cultural elements that make up the local reality is significantly
observed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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