Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndreFuetaPellizzaro_tcc.pdf981,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teoria de jogos : transmissão de informação, jogos sinalizados, cheap-talk e persuasão bayesiana
Autor(es): Pellizzaro, André Fueta
Orientador(es): Nascimento, Leandro Gonçalves do
Assunto: Teoria dos jogos
Data de apresentação: 14-Fev-2020
Data de publicação: 12-Fev-2021
Referência: PELLIZZARO, André Fueta. Teoria de jogos: transmissão de informação, jogos sinalizados, cheap-talk e persuasão bayesiana. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo introduz a teoria de jogos desde o equilíbrio de Nash até o equilíbrio Bayesiano perfeito e aplica essas ferramentas no estudo dos modelos de jogos de transmissão de informação. Usando o modelo descrito por Tadelis (2012), é feita uma aplicação à dinâmica de influenciadores digitais e, por fim, é apresentado o modelo Cheap-Talk, descrito por Crawford e Sobel (1982) e o modelo de persuasão bayesiana, descrito por Kamenica e Gentzkow (2011). Usando os dois últimos modelos, é apresentado um estudo no qual o agente que envia a informação não possui uma racionalidade plena e a consequências da racionalidade não plena para o modelo inicial.
Abstract: This paper introduces game theory from Nash equilibrium to perfect Bayesian equilibrium and uses them as tools to study the information transmission game models. Using the model described by Tadelis (2012), an application is made to dinamics of digital influencers and, finally, it is introduced the Cheap-Talk game model described by Crawford and Sobel (1982) and bayesian persuasion game model described by Kamenica and Gentzkow (2011). Using the last two models, a study is presented in which the sender does not have fully rationality and the consequences for the initial model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.