Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeanePereiraCavalcanteAlves_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)602,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptações educacionais na comunicação para aproximação afetiva com aprendiz deficiente auditivo
Autor(es): Alves, Geane Pereira Cavalcante
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Pessoas com deficiência auditiva
Educação física para deficientes
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: ALVES, Geane Pereira Cavalcante. Adaptações educacionais na comunicação para aproximação afetiva com aprendiz deficiente auditivo. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho foi realizado em um Centro de Ensino Especial (CEE) de uma cidade satélite do DF. A seleção da escola foi feita por meio da disciplina de Estágio Supervisionado 1, na qual observou-se a ação educativa entre uma educadora e dois educandos, na qual um com deficiência auditiva (DA), sendo assim uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo. O educando estudava na escola e a educanda realizava atividades no período inverso em que a estudante estava matriculada no ensino regular, sendo de caráter complementar. O estudo utiliza a flexibilização educacional para descrever o processo dinâmico que envolve o educador e o educando possibilitando a criação de experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento. Toma como referencial teórico os conceitos de Ciclo de Mediação e Experiência de Aprendizagens Mediada, por meio das teorias de Vygostky e Feuerstein, esses conceitos permitem analisar e observar problemas na situação educativas e com isso possibilita criar estratégias para possíveis soluções. Conclui-se que diante dos conceitos expostos que o educador pense e crie novas formas para a prática pedagógica para com isso efetivar a aprendizagem e a inclusão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.