Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Alves, Geane Pereira Cavalcante | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Geane Pereira Cavalcante. Adaptações educacionais na comunicação para aproximação afetiva com aprendiz deficiente auditivo. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado em um Centro de Ensino Especial (CEE) de uma cidade satélite do DF. A seleção da escola foi feita por meio da disciplina de Estágio Supervisionado 1, na qual observou-se a ação educativa entre uma educadora e dois educandos, na qual um com deficiência auditiva (DA), sendo assim uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo. O educando estudava na escola e a educanda realizava atividades no período inverso em que a estudante estava matriculada no ensino regular, sendo de caráter complementar. O estudo utiliza a flexibilização educacional para descrever o processo dinâmico que envolve o educador e o educando possibilitando a criação de experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento. Toma como referencial teórico os conceitos de Ciclo de Mediação e Experiência de Aprendizagens Mediada, por meio das teorias de Vygostky e Feuerstein, esses conceitos permitem analisar e observar problemas na situação educativas e com isso possibilita criar estratégias para possíveis soluções. Conclui-se que diante dos conceitos expostos que o educador pense e crie novas formas para a prática pedagógica para com isso efetivar a aprendizagem e a inclusão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para deficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Adaptações educacionais na comunicação para aproximação afetiva com aprendiz deficiente auditivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T12:57:32Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T12:57:32Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26720 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|