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Título: O papel da coordenação pedagógica na organização do trabalho pedagógico : o institucional, o compreendido e o vivido
Autor(es): Marques, Letícia Cardoso
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Coordenação pedagógica
Escolas públicas
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Trabalho pedagógico coletivo
Data de apresentação: 31-Ago-2020
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: MARQUES, Letícia Cardoso. O papel da coordenação pedagógica na organização do trabalho pedagógico: o institucional, o compreendido e o vivido. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Teve como objetivo geral discutir as contribuições da coordenação pedagógica para a organização do trabalho pedagógico de uma docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. E como objetivos específicos: a) discutir os pressupostos teóricos que fundamentam a coordenação pedagógica na rede pública de ensino do DF; b) compreender a concepção de coordenação pedagógica expressa por uma docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do DF; c) refletir sobre a participação dos professores na coordenação pedagógica; e d) identificar potencialidades e fragilidades da coordenação pedagógica para a organização do trabalho pedagógico de sala de aula de uma docente dos anos iniciais. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso (LUDKË e ANDRÉ, 1986). Para o levantamento de dados, foi realizada análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola e dos documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, observações de reuniões de coordenação pedagógica e entrevista semiestruturada com a docente participante da pesquisa. O referencial teórico contempla autores como: Villas Boas (2017), Silva (2007, 2017), Fernandes (2007), Orsolon (2005), Soares e Fernandes (2018), Amado e Monteiro (2012), dentre outros. Os resultados alcançados reiteram que a coordenação pedagógica é espaço-tempo indispensável para reflexão e discussão, para o planejamento do trabalho escolar, avaliação e autoavaliação da ação docente, bem como o aperfeiçoamento desta, de maneira que a coordenação pedagógica não se concretiza individualmente, sendo necessário para a organização do trabalho pedagógico, tanto da escola como o da sala de aula, apoiar-se à cultura de colaboração.
Abstract: This research was developed in the degree course in Pedagogy, at the University of Brasília, Course Completion Work (TCC), and is linked to the productions made by the Study and Research Group on Teaching Work, Didactics and Pedagogical Work (PRODOCÊNCIA) of Faculty of Education, University of Brasília. It had as general objective to discuss the contributions of the pedagogical coordination for the organization of the pedagogical work of a teacher of the initial years of the Elementary School of a public school of the Federal District. And as specific objectives: a) to discuss the theoretical assumptions that underlie pedagogical coordination in the public school system in DF; b) understand the concept of pedagogical coordination expressed by a teacher from the early years of elementary school in a public school in DF; c) reflect on the participation of teachers in pedagogical coordination; and d) to identify potentialities and weaknesses of the pedagogical coordination for the organization of the classroom pedagogical work of a teacher of the initial years. The research with a qualitative approach was developed through a Case Study (LUDKË and ANDRÉ, 1986). For data collection, a documentary analysis of the school's Political-Pedagogical Project and the official documents of the State Department of Education of the Federal District, observations of pedagogical coordination meetings and semi-structured interviews with the teacher participating in the research were carried out. The theoretical framework includes authors such as: Villas Boas (2017), Silva (2007, 2017), Fernandes (2007), Orsolon (2005), Soares and Fernandes (2018), Amado and Monteiro (2012), among others. The results achieved reiterate that the pedagogical coordination is an indispensable space-time for reflection and discussion, for the planning of school work, evaluation and self-evaluation of the teaching action, as well as its improvement, in a way that the pedagogical coordination does not take place individually, being necessary for the organization of pedagogical work, both at school and in the classroom, to support the culture of collaboration.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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