Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorDantasDaRocha_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)431,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção acadêmica acerca dos jogos cooperativos nos periódicos da educação física escolar
Autor(es): Rocha, Victor Dantas da
Orientador(es): Silva, Tiago Onofre da
Assunto: Competições escolares
Educação física escolar
Jogos cooperativos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: ROCHA, Victor Dantas da. Produção acadêmica acerca dos jogos cooperativos nos periódicos da educação física escolar. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo exploratório bibliográfico acerca das revistas que tematizam a Educação Física Escolar, tendo como foco três objetivos principais: identificar e compreender a origem e desenvolvimento dos Jogos Cooperativos no Brasil; identificar os conceitos envolvidos sobre o tema, com autores principais, bem como mapear e caracterizar a produção nos periódicos da Educação Física. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em três principais periódicos, que abordam e retratam assuntos da Educação Física Escolar, para análise de qual a visão e tematização que tem trazido o tema dos Jogos Cooperativos na produção acadêmica. Para trazer o embasamento e formulação das ideias acerca do tema, o primeiro capítulo consiste em uma revisão e apontamentos da relevância dos Jogos e suas diversas variações, para posteriormente levar em consideração e mostrar essas atividades nos diversos contextos da educação, para no final ser mostrado todo o fundamento e histórico dos Jogos Cooperativos no Brasil e como o assunto emergiu e os principais indivíduos e projetos responsáveis para o assunto tomar forma na realidade Brasileira. O segundo capítulo traz as visões e fundamentações de Fábio Brotto e Marcos Correia acerca do tema, escolhidos como os principais responsáveis por produções acadêmicas acerca do tema. Trazendo no terceiro capítulo os artigos publicados acerca do tema nos periódicos que abordam a Educação Física Escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.