Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SaraRaquelMedeirosNogueira_tcc.pdf830,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compras públicas sustentáveis : instrumento de promoção do desenvolvimento nacional sustentável
Autor(es): Nogueira, Sara Raquel Medeiros Zica
Orientador(es): Braga, Bruno Alexandre
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Compras públicas
Administração pública
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 5-Fev-2021
Referência: NOGUEIRA, Sara Raquel Medeiros Zica. Compras públicas sustentáveis: instrumento de promoção do desenvolvimento nacional sustentável. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo visa analisar as Compras Públicas Sustentáveis como instrumento de promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Para tanto, será utilizada a pesquisa qualitativa, baseada no método de coleta de dados com caráter bibliográfico com o fito de analisar a ação internacional em prol do desenvolvimento sustentável, o entendimento acerca da limitação dos recursos naturais, necessidade de equilíbrio produtivo, a mudança de paradigma das compras públicas, os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, a trilogia do desenvolvimento de Ignacy Sachs, os critérios de sustentabilidade, as finalidades das compras públicas após a Lei nº 12.349/2010, o papel do Estado na condição de agente indutor, normativo e regulador do desenvolvimento sustentável, a questão do ciclo de vida dos produtos, a inserção dos critérios sustentáveis nos procedimentos de compras públicas, a diferença entre “melhor preço” e “melhor valor”, aspectos legais no Brasil, a influência da Administração Pública enquanto grande consumidora de bens e serviços e as dificuldades verificadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.