Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BiancaBarrosVarela_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do Programa de Aquisição de Alimentos na comercialização dos agricultores familiares do Distrito Federal e entorno
Autor(es): Varela, Bianca Barros
Orientador(es): Sauer, Sérgio
Assunto: Agricultura familiar
Cooperativismo
Cooperativas agrícolas
Segurança alimentar
Políticas públicas
Abastecimento de alimentos
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 3-Fev-2021
Referência: VARELA, Bianca Barros. A influência do Programa de Aquisição de Alimentos na comercialização dos agricultores familiares do Distrito Federal e entorno. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018
Resumo: O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA é uma política pública de grande importância para a comercialização de alimentos provenientes da agricultura familiar, além de ter o importante papel de abastecer famílias vulneráveis e com insegurança alimentar nutricional. Através do cooperativismo os agricultores familiares se aproximaram do programa e se tornou possível escoar a sua produção. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do Programa de Aquisição de Alimentos na comercialização dos agricultores familiares do Distrito Federal e Entorno, bem como as dificuldades encontradas no acesso e execução e as melhorias que o mesmo trouxe para as famílias entrevistadas. A coleta de dados foi realizada através de dois roteiros de entrevista semiestruturada; um deles com a cooperativa Pro Rural e o outro com agricultores familiares situados em Planaltina de Goiás. Através deste estudo, é possível afirmar que a comercialização de alimentos na agricultura familiar tem grande importância socioeconomicamente, e que o Programa de Aquisição de Alimentos trouxe benefícios em diversos setores para os agricultores familiares, sendo na comercialização, produção, renda e qualidade na alimentação.
Abstract: The Food Acquisition Program (PAA) is a public policy of great importance for the commercialization of food from family farms, as well as having the important role of supplying vulnerable families with nutritional food insecurity. Through cooperativism, family farmers approached the program and it became possible to dispose of their production. This work aims to analyze the influence of the Food Acquisition Program on the commercialization of family farmers in the Federal District and Surroundings, as well as the difficulties encountered in access and execution and the improvements that it has brought to the families interviewed. Data collection was performed through two semi-structured interview scripts; one of them with the Pro Rural cooperative and the other with family farmers located in Planaltina de Goiás. Through this study, it is possible to affirm that the commercialization of food in family agriculture has great socioeconomic importance and that the Food Acquisition Program has brought benefits in the marketing, production, income and quality of food.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.