Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PriscillaGabriellePereiraDeOliveira_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil orçamentário municipal : uma análise do município de Anápolis - GO
Autor(es): Oliveira, Priscilla Gabrielle Pereira Silva de
Orientador(es): Abreu, Aurélio Maduro de
Assunto: Orçamento público
Anápolis (GO)
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 29-Jan-2021
Referência: OLIVEIRA, Priscilla Gabrielle Pereira Silva de. Perfil orçamentário municipal: uma análise do município de Anápolis - GO. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: Orçamento público é o instrumento que viabiliza a execução dos planos e projetos de um governo. Sendo uma peça de tamanha relevância, tem sido foco de estudos e trabalhos, principalmente porque os recursos são escassos, e há uma crescente conscientização para se efetuar uma gestão responsável, de forma que as receitas arrecadadas efetivamente atendam ao bem comum da sociedade. Assim, o presente estudo teve por objetivo geral identificar qual o perfil orçamentário do município de Anápolis com base na Lei Orçamentária Anual e no Balanço Orçamentário Anual no período de 2013 a 2017. O estudo de caso tem caráter exploratório e descritivo. O instrumento de coleta de dados fora a análise documental das peças orçamentárias. Para metodologia fora utilizado estatística descritiva básica e os quocientes contábeis de Kohama (2015). A pesquisa evidenciou que os quocientes encontrados comprovam que, apesar da execução das receitas arrecadadas ficarem abaixo do esperado, houve uma economia orçamentária na execução da despesa. Contribuindo assim, para que houvesse superávit orçamentário, entre os anos 2013-2016, porém déficit de R$ 0,01 em 2017. Em suma, apesar das peças orçamentárias serem planejadas e bastante discutidas, não se pode ignorar que estão sujeitas a interferência de fatores externos e internos no curso de sua concretização. Por conseguinte, o constante acompanhamento, medição e o controle são de extrema importância para melhor embasar as ações daqueles que detém a tomada de decisão em prol do bem comum. Quanto a contribuição dos resultados desta pesquisa, foi possível conhecer sobre a realidade orçamentária do município de Anápolis-Go, em um horizonte dos últimos anos, de 2013 a 2017.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.