Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlessandraDosSantosGaldino_tcc.pdf415,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo
Autor(es): Galdino, Alessandra dos Santos
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Avaliação educacional
Aprendizagem - avaliação
Estudantes universitários - Química
Sucesso escolar
Desempenho escolar
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 26-Jan-2021
Referência: GALDINO, Alessandra dos Santos. Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste na investigação das concepções dos estudantes de licenciatura em química da Universidade de Brasília sobre a Avaliação escolar. Entende-se o processo avaliativo como um pilar da educação, portanto, grande objeto de investigação para implementação de melhorias educacionais. Para esta pesquisa, usou-se a dicotomia entre Avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é investigar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, e Pedagogia do Exame, cujo objetivo é classificar e selecionar indivíduos, de Cipriano Luckesi. A investigação foi feita por meio de questionários com escala do tipo Likert e posterior entrevista. O questionário foi respondido por 119 alunos e buscou entender se os mesmos concordavam com práticas relacionados à Avaliação da Aprendizagem ou Pedagogia do Exame. Foram entrevistados 9 estudantes. Em geral, os estudante tendem a concordar mais com práticas relacionadas à Avaliação da aprendizagem. A entrevista mostrou que aquele alunos que concordavam com práticas da Pedagogia do Exame ou Avaliação da Aprendizagem refletiam tais concepções em suas falas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.