Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26430
Título: | Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo |
Autor(es): | Galdino, Alessandra dos Santos |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Avaliação educacional Aprendizagem - avaliação Estudantes universitários - Química Sucesso escolar Desempenho escolar |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 26-Jan-2021 |
Referência: | GALDINO, Alessandra dos Santos. Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho consiste na investigação das concepções dos estudantes de licenciatura em química da Universidade de Brasília sobre a Avaliação escolar. Entende-se o processo avaliativo como um pilar da educação, portanto, grande objeto de investigação para implementação de melhorias educacionais. Para esta pesquisa, usou-se a dicotomia entre Avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é investigar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, e Pedagogia do Exame, cujo objetivo é classificar e selecionar indivíduos, de Cipriano Luckesi. A investigação foi feita por meio de questionários com escala do tipo Likert e posterior entrevista. O questionário foi respondido por 119 alunos e buscou entender se os mesmos concordavam com práticas relacionados à Avaliação da Aprendizagem ou Pedagogia do Exame. Foram entrevistados 9 estudantes. Em geral, os estudante tendem a concordar mais com práticas relacionadas à Avaliação da aprendizagem. A entrevista mostrou que aquele alunos que concordavam com práticas da Pedagogia do Exame ou Avaliação da Aprendizagem refletiam tais concepções em suas falas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.