Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Galdino, Alessandra dos Santos | - |
dc.identifier.citation | GALDINO, Alessandra dos Santos. Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na investigação das concepções dos estudantes de licenciatura em química da Universidade de Brasília sobre a Avaliação escolar. Entende-se o processo avaliativo como um pilar da educação, portanto, grande objeto de investigação para implementação de melhorias educacionais. Para esta pesquisa, usou-se a dicotomia entre Avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é investigar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, e Pedagogia do Exame, cujo objetivo é classificar e selecionar indivíduos, de Cipriano Luckesi. A investigação foi feita por meio de questionários com escala do tipo Likert e posterior entrevista. O questionário foi respondido por 119 alunos e buscou entender se os mesmos concordavam com práticas relacionados à Avaliação da Aprendizagem ou Pedagogia do Exame. Foram entrevistados 9 estudantes. Em geral, os estudante tendem a concordar mais com práticas relacionadas à Avaliação da aprendizagem. A entrevista mostrou que aquele alunos que concordavam com práticas da Pedagogia do Exame ou Avaliação da Aprendizagem refletiam tais concepções em suas falas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | Concepções de licenciandos em química da Universidade de Brasília sobre o processo avaliativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T12:03:01Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T12:03:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26430 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|