Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simone, Domenico | - |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Henrique Silva | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Carlos Henrique Silva. Modelagem e simulação numérica da combustão metano/oxigênio em um ignitor do tipo tocha. 2020. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Gama, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A propulsão híbrida vem ganhando cada vez mais notoriedade como uma alternativa em
diversos projetos de aeroespacial, devido a suas vantagens de custo e complexidade diante
de outros modelos propulsivos. Devido a isso, o Chemical Propulsion Laboratory, CPL, da
Universidade de Brasília, vêm conduzindo pesquisas dentro dessa área e já vem aplicando
essa tecnologia em projetos atuais, como a plataforma SARA, um satélite de reentrada atmosférica, que possui o objetivo de realizar experimentos em ambiente de microgravidade.
O desenvolvimento de um motor desse tipo, com a função de iniciar a reentrada desta
plataforma, trouxe consigo vários desafios e inovações, dentre eles, o desenvolvimento de
um sistema de ignição que fosse viável e eficiente não só para esse projeto, mas também
para outros motores do laboratório. O ignitor em questão é do tipo tocha e faz o uso de
metano e oxigênio, como combustível e oxidante. No seu projeto, é de extrema importância a caracterização da sua chama para validar sua eficácia. Esse estudo será através
de Computational Fluid Dynamics, CFD, uma ferramenta de extrema importância hoje
na indústria, devido a sua facilidade e baixo custo em relação a experimentos reais. O
trabalho a seguir, além de realizar um apanhado teórico acerca dessa combustão, realizará
diversas simulações com intuito de comparar e validar mecanismos de reações, estudar o
atraso de ignição e por fim, comparar o desempenho do ignitor com duas configurações
de injetor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propulsores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propulsão espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustível - consumo | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação numérica da combustão metano/oxigênio em um ignitor do tipo tocha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T13:13:29Z | - |
dc.date.available | 2021-01-25T13:13:29Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26415 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Hybrid propulsion is gaining more and more notoriety as an alternative in various aerospace
projects, due to its cost and complexity advantages over other propulsive models. Because
of this, the Chemical Propulsion Laboratory, CPL, from the University of Brasília, has
been conducting research in this area and has already been applying this technology in
current projects, such as the SARA platform, an atmospheric reentry satellite, which has
the objective of carrying out experiments in a microgravity environment. The development
of such an engine, with the function of initiating the re-entry of this platform, brought
with it several challenges and innovations, among them, the development of an ignition
system that was viable and efficient not only for this project, but also for others laboratory engines. The ignitor in question is of the torch type and uses methane and oxygen
as fuel and oxidizer. In your project, it is extremely important to characterize your flame
to validate its effectiveness. This study will be through Computational Fluid Dynamics,
CFD, an extremely important tool in the industry today, due to its ease and low cost in
relation to real experiments. The work to next, in addition to performing a theoretical
overview of this combustion, it will carry out several simulations in order to compare and
validate reaction mechanisms, study the ignition delay and finally, compare the ignitor
performance with two injector configurations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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