Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Tiago Araujo | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Tiago Araujo. Correlação teórico-experimental e ajuste do modelo estrutural dinâmico em elementos finitos de uma asa de aeronave SAE. 2019. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Gama, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a correlação teórico-experimental estrutural dinâmica de um modelo de asa de aeronave de pequeno porte utilizada em competição SAE Aerodesign usando o Método dos Elementos Finitos (MEF) e otimização de
parâmetros. Para isso, desenvolve-se os principais conceitos acerca da dinâmica estrutural
que justificam o uso de modelagem numérica e a necessidade de se realizar esse tipo de estudo, além de explicar brevemente como o MEF funciona e os tipos de elementos usados.
Depois, descreve-se o conceito de otimização associado à aplicação prática no software
comercial ANSYS. Para a correlação, utiliza-se dois modelos em elementos finitos, um
mais detalhado e um mais simplificado, sendo que o primeiro foi usado como referencial
experimental a partir de um ajuste inicial tomando como base dados experimentais, e os
primeiros modos de vibração observados. Discorre-se acerca das observações feitas com a
comparação do modelo detalhado aos dados experimentais e do ajuste do modelo simplificado, tendo sido possível obter a aproximação de alguns dos modos de vibração. Além
disso, deve-se destacar que a metodologia apresentada pode ser adaptada para diversos
tipos de estudo, nos quais é interessante variar parâmetros de modelo para estudo dos
resultados obtidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas de aviões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Correlação teórico-experimental e ajuste do modelo estrutural dinâmico em elementos finitos de uma asa de aeronave SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T13:09:10Z | - |
dc.date.available | 2021-01-25T13:09:10Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26414 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents the theoretical-experimental structural dynamics correlation of a SAE
Aerodesign aircraft wing model using the Finite Element Method (FEM) and parametric
optimization. To do so, the main concepts about structural dynamics that justify the
use of numerical modeling and show the necessity of this kind of study are developed,
as well as a brief explanation about how FEM works and the type of elements used.
Then, the optimization concept and its practic application with the comercial software
ANSYS is described. To do the correlation, two models are used, one more detailed and
another simplified, where the first was used as the experimental reference, after it was
initially updated using experimental data, and the initial vibration modes observed. The
observations after the comparison of the detailed and experimental data, and after the
ajustment of the simplified model, are then explained, with the methodology presented
being able to approximate some vibration modes. Furthermore, the methodology here
presented may be used for a variety of studies, where model parameters variation is a
requirement to analise the obtainable results. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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