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https://bdm.unb.br/handle/10483/26403
Título: | Aplicação de processos coletivos estruturais para a tutela do acesso à educação infantil : uma forma mais adequada, participativa e eficiente de assegurar direitos fundamentais por meio de políticas públicas |
Autor(es): | Sereno, Giordano Alan Barbosa |
Orientador(es): | Mendes, Ítalo Fioravanti Sabo |
Assunto: | Acesso à educação Educação infantil Direitos fundamentais Judicialização |
Data de apresentação: | 14-Out-2020 |
Data de publicação: | 23-Jan-2021 |
Referência: | SERENO, Giordano Alan Barbosa. Aplicação de processos coletivos estruturais para a tutela do acesso à educação infantil: uma forma mais adequada, participativa e eficiente de assegurar direitos fundamentais por meio de políticas públicas. 2020. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A educação infantil é direito fundamental previsto no art. 208, IV da Constituição. Como o acesso a essa etapa da educação básica não foi universalizado no Brasil, além de ser amplamente desigual, há grande número de ações judiciais, individuais ou coletivas, solicitando vagas na educação infantil. Observou-se que as demandas individuais não são adequadas para buscar a concretização desse direito. E que as demandas coletivas, apesar de ser um instrumento processual mais adequado, são insuficientes. Dessa forma, esse estudo propõe um modelo diferenciado de processo chamado de processo coletivo estrutural que reúne características para tutelar mais adequadamente o acesso à educação infantil, produzindo ganhos em termos de eficiência e participação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Direito
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