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Título: Um narrador à espreita : laços familiares e relações de classe em Dois Irmãos de Milton Hatoum
Autor(es): Fernandes, André Spiller
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Ponto de vista (Literatura)
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Relações humanas
Classes sociais
Conflito social
Data de apresentação: 29-Jul-2019
Data de publicação: 8-Jan-2021
Referência: FERNANDES, André Spiller. Um narrador à espreita: laços familiares e relações de classe em Dois Irmãos de Milton Hatoum. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A obra de Milton Hatoum trata frequentemente das relações complicadas entre a dinâmica familiar das personagens e as contradições da sociedade brasileira. Em Dois Irmãos, o narrador conta a história de sua família a partir da observação do ambiente familiar e dos fragmentos que lhe chegam por pessoas de sua relação imediata – a mãe, o avô, os amigos. O foco narrativo demonstra a relação distanciada deste com sua história, uma vez que, por ser filho da criada, nunca foi oficialmente reconhecido pela família do pai. Com base em leituras do materialismo histórico dialético, busca-se demonstrar que o foco narrativo da obra sinaliza que as relações de classe no Brasil são mais fortes e profundas que os laços familiares, a ponto de uma família árabe em Manaus no século XX reproduzir os mecanismos de exclusão social e apagamento de descendência que ocorrem historicamente no Brasil.
Abstract: Milton Hatoum’s work often deals with the complicated relationship between the characters’ family dynamics and Brazil’s contradicitons. In The Brothers, the narrator tells his family’s story based on his observations and fragments he obtains from people closely related to him (his mother, his grandfather, friends). The book’s narrative point of view demonstrates his distanced relation to his own history, since he was never officialy recognized as a member of his father’s family, due to the fact that he was the maid’s son. Based on the dialectical historical materialism perspective, this paper aims to demonstrate how the novel’s point of view indicates that class relations in Brazil are stronger and deeper than family ties, to the point that na Arab family in the city of Manaus in the 20th century would reproduce social mechnisms of exclusion and erasure typical of Brazil’s history.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
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