Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndreyFernandoNunesDeSousa_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise Envoltória de Dados (DEA) : uma análise da fronteira de eficiência dos gastos públicos na educação básica nos municípios goianos no ano de 2017
Autor(es): Sousa, Andrey Fernando Nunes de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Despesa pública
Educação básica
Análise envoltória de dados (DEA)
Eficiência - administração pública
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 4-Dez-2020
Referência: SOUSA, Andrey Fernando Nunes de. Análise Envoltória de Dados (DEA): uma análise da fronteira de eficiência dos gastos públicos na educação básica nos municípios goianos no ano de 2017. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso – GO, 2019.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a Fronteira de Eficiência dos gastos públicos na Educação Básica nos municípios goianos no ano de 2017, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA). Trata-se de uma abordagem de programação matemática não paramétrica para estimação de uma fronteira linear de produção, definidas como unidades de tomada de decisão (DMUs – Decision Making Units), utilizando uma variedade de dados como insumos (inputs) e produtos (outputs). Para a formulação da pesquisa foi utilizado o modelo DEABCC orientado para outputs. Foram analisados 241 municípios que possuíam notas no relatório IDEB de 2017. Quando aplicado os testes utilizando a fronteira padrão, identificouse que 166 munícipios foram eficientes (68,88% da amostra) e 75 ineficientes (31,12% da amostra). Ao comparar os dados da fronteira de eficiência padrão e invertida, com a finalidade de identificar municípios “falso eficientes”, constatou-se que 23 municípios foram, ineficientes na alocação dos gastos com educação. A partir do ranking de eficiência elaborado, concluiu-se que o município de Faina foi o mais eficiente na alocação dos recursos públicos, apresentando gasto por aluno de R$ 3.120,52, taxa de aprovação de 100% dos alunos nas séries iniciais e finais, e notas médias do IDEB de 7,4 e 6,0 nas séries iniciais e séries finais, respectivamente. Os resultados apresentados indicaram que os municípios que apresentaram maior gasto por aluno não foram necessariamente os mais eficientes. Pode-se concluir que apesar da necessidade de recursos financeiros para aplicação na educação, estes por si só não garantem melhor qualidade na educação, sendo necessário que os gestores educacionais elenquem prioridades na aplicação destes recursos, com vistas a obterem melhores resultados na educação básica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.