Título: | Análise Envoltória de Dados (DEA) : uma análise da fronteira de eficiência dos gastos públicos na educação básica nos municípios goianos no ano de 2017 |
Autor(es): | Sousa, Andrey Fernando Nunes de |
Orientador(es): | Nunes, Danielle Montenegro Salamone |
Assunto: | Despesa pública Educação básica Análise envoltória de dados (DEA) Eficiência - administração pública Administração municipal |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 4-Dez-2020 |
Referência: | SOUSA, Andrey Fernando Nunes de. Análise Envoltória de Dados (DEA): uma análise da fronteira de eficiência dos gastos públicos na educação básica nos municípios goianos no ano de 2017. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso – GO, 2019. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar a Fronteira de Eficiência dos gastos públicos na
Educação Básica nos municípios goianos no ano de 2017, utilizando a Análise Envoltória de
Dados (DEA). Trata-se de uma abordagem de programação matemática não paramétrica para
estimação de uma fronteira linear de produção, definidas como unidades de tomada de
decisão (DMUs – Decision Making Units), utilizando uma variedade de dados como insumos
(inputs) e produtos (outputs). Para a formulação da pesquisa foi utilizado o modelo DEABCC orientado para outputs. Foram analisados 241 municípios que possuíam notas no
relatório IDEB de 2017. Quando aplicado os testes utilizando a fronteira padrão, identificouse que 166 munícipios foram eficientes (68,88% da amostra) e 75 ineficientes (31,12% da
amostra). Ao comparar os dados da fronteira de eficiência padrão e invertida, com a
finalidade de identificar municípios “falso eficientes”, constatou-se que 23 municípios foram,
ineficientes na alocação dos gastos com educação. A partir do ranking de eficiência
elaborado, concluiu-se que o município de Faina foi o mais eficiente na alocação dos recursos
públicos, apresentando gasto por aluno de R$ 3.120,52, taxa de aprovação de 100% dos
alunos nas séries iniciais e finais, e notas médias do IDEB de 7,4 e 6,0 nas séries iniciais e
séries finais, respectivamente. Os resultados apresentados indicaram que os municípios que
apresentaram maior gasto por aluno não foram necessariamente os mais eficientes. Pode-se
concluir que apesar da necessidade de recursos financeiros para aplicação na educação, estes
por si só não garantem melhor qualidade na educação, sendo necessário que os gestores
educacionais elenquem prioridades na aplicação destes recursos, com vistas a obterem
melhores resultados na educação básica. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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