Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaPaulaBoaventura_tcc.pdf574,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A comunidade no processo construtivo do plano diretor participativo
Autor(es): Boaventura, Ana Paula
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Administração municipal
Comunidade local
Participação política
Democracia participativa
Data de apresentação: 28-Mai-2019
Data de publicação: 4-Dez-2020
Referência: BOAVENTURA, Ana Paula. A comunidade no processo construtivo do plano diretor participativo. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Com base no Estatuto da Cidade Lei nº 10.257/01 do governo federal onde se é exigido a participação pública na confecção do Plano Diretor, a Prefeitura Municipal de Anápolis em 2006 criou um Plano sem a participação da comunidade, mesmo isso sendo uma exigência imposta na lei supracitada foi mais uma estratégia emergencial uma vez que os prazos para confecção do mesmo estava por vencer, contudo em 2015 foi estabelecido a revisão do processo e nesse momento se fez uso do recurso “Auditoria/Debate Público”. O Planejamento Participativo Comunitário é de fato, uma tendência contemporânea dentro do cenário de propostas e ferramentas para intervir na realidade de uma comunidade, a participação faz cumprir o estabelecido em lei, mas não só isso, essa passa a ser o instrumento de apoio na demanda logística e coordenação de trabalho para sua implementação o pilar do trabalho desenvolvido, partindo dessa premissa o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da Auditoria Pública e avaliar sua implantação e metodologia relacionando – a diretamente ao setor de Diretoria Fiscalização de Edificação. O tema abordado será contextualizado através de pesquisa de análise qualitativa entre a comunidade diretamente relacionada com os eventos urbanísticos e suas edificações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.