Título: | Avaliação da gestão escolar : uma análise à luz da gestão democrática em uma escola municipal em Luziânia – GO |
Autor(es): | Jesus, Divaneide de |
Orientador(es): | Costa, Ildenice Lima |
Assunto: | Gestão escolar democrática Democracia Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 27-Abr-2019 |
Data de publicação: | 4-Dez-2020 |
Referência: | JESUS, Divaneide de. Avaliação da gestão escolar: uma análise à luz da gestão democrática em uma escola municipal em Luziânia – GO. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivos analisar a gestão escolar democrática
participativa da Escola Municipal Mingone I Alda Vieira de Sousa, em Luziânia – GO,
partindo da literatura bibliográfica fundamentada nas obras de Coelho e Volsi, (2010),
Cury (2005), Jesus (2005), Libâneo (2001), Paro (2008), Veiga, 2009, Wittmann
(2007), entre outros. O estudo bibliográfico será respaldado pela pesquisa de campo
com coleta de dados. O instrumento a ser utilizado para coletar os dados desta pesquisa
será o questionário qual será possível mesurá-los para avaliar como se efetiva a
administração da gestão escolar na prática, no que configura com os moldes
participativo e democrático. Nesse contexto trará conceito do termo democracia, a
importância do conselho escolar, do projeto político pedagógico e do regimento interno
para consolidação de uma gestão escolar participativa e democrática. A pesquisa levounos a concluir que a instituição de ensino pesquisada traz suas perspectivas de trabalhos
com delineamentos filosóficos, democráticos e participativos, e que embora haja
deficiências na questão de inserção da comunidade na Elaboração de sua Proposta
Pedagógica, foi possível notar que o Grupo Gestor mantém boa interação com os
docentes, é flexível as opiniões e sugestões do colegiado, os professores são atentos as
principais decisões da Unidade Escolar, o Conselho Escolar apresenta-se atuante e
desenvolvendo sua função. Para que tais ações sejam efetivas, o gestor precisa
proporcionar possibilidades ao grupo escolar para apoderar-se do conhecimento
científico, a partir de formações continuadas dentro e fora do ambiente escolar, para
apropriarem-se da práxis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.