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dc.contributor.advisorCosta, Ildenice Lima-
dc.contributor.authorJesus, Divaneide de-
dc.identifier.citationJESUS, Divaneide de. Avaliação da gestão escolar: uma análise à luz da gestão democrática em uma escola municipal em Luziânia – GO. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivos analisar a gestão escolar democrática participativa da Escola Municipal Mingone I Alda Vieira de Sousa, em Luziânia – GO, partindo da literatura bibliográfica fundamentada nas obras de Coelho e Volsi, (2010), Cury (2005), Jesus (2005), Libâneo (2001), Paro (2008), Veiga, 2009, Wittmann (2007), entre outros. O estudo bibliográfico será respaldado pela pesquisa de campo com coleta de dados. O instrumento a ser utilizado para coletar os dados desta pesquisa será o questionário qual será possível mesurá-los para avaliar como se efetiva a administração da gestão escolar na prática, no que configura com os moldes participativo e democrático. Nesse contexto trará conceito do termo democracia, a importância do conselho escolar, do projeto político pedagógico e do regimento interno para consolidação de uma gestão escolar participativa e democrática. A pesquisa levounos a concluir que a instituição de ensino pesquisada traz suas perspectivas de trabalhos com delineamentos filosóficos, democráticos e participativos, e que embora haja deficiências na questão de inserção da comunidade na Elaboração de sua Proposta Pedagógica, foi possível notar que o Grupo Gestor mantém boa interação com os docentes, é flexível as opiniões e sugestões do colegiado, os professores são atentos as principais decisões da Unidade Escolar, o Conselho Escolar apresenta-se atuante e desenvolvendo sua função. Para que tais ações sejam efetivas, o gestor precisa proporcionar possibilidades ao grupo escolar para apoderar-se do conhecimento científico, a partir de formações continuadas dentro e fora do ambiente escolar, para apropriarem-se da práxis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleAvaliação da gestão escolar : uma análise à luz da gestão democrática em uma escola municipal em Luziânia – GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T19:12:10Z-
dc.date.available2020-12-04T19:12:10Z-
dc.date.submitted2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26129-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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