Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TiagoJoseDeMenezesCardoso_tcc.pdf4,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de vibrações torcionais em compressores alternativos
Autor(es): Cardoso, Tiago José de Menezes
Orientador(es): Paula, Aline Souza de
Assunto: Vibração
Motores de combustão interna
Máquinas elétricas
Mecânica
Data de apresentação: 20-Nov-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: CARDOSO, Tiago José de Menezes. Análise de vibrações torcionais em compressores alternativos. 2019. vii, 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Vibrações estão associadas a inúmeros problemas mecânicos de componentes de máquinas alternativas tais como motores de combustão interna e compressores alternativos. Um dos mecanismos mais importantes em máquinas alternativas é o virabrequim, que pode ser considerado como a espinha dorsal desse tipo de máquina. Essa peça rotativa está sujeita a um conjunto de esforços dinâmicos que atuam de forma periódica e podem gerar altos níveis de tensão associados a vibrações, que por sua vez podem estar associadas a graves danos estruturais como vazamentos e falhas por fadiga. Com o intuito de compreender melhor o fenômeno de vibrações em sistemas rotativos de transmissão de potência de compressores recíprocos, é apresentado um modelo matemático de vibrações torcionais para esse tipo de sistema. Foi desenvolvido um código computacional em linguagem Matlab® capaz de simular o comportamento dinâmico de um sistema composto por um virabrequim, um volante de inércia, o eixo de saída de um motor elétrico assíncrono e o acoplamento entre o virabrequim e o eixo do motor. O sistema contou também com a entrada de torques resistivos relacionados aos cilindros de compressão, que foram implementados no código desenvolvido como séries de Fourier, e de um torque motor relacionado a um motor elétrico assíncrono. Os resultados obtidos foram parcialmente consistentes, tendo em vista que o comportamento da velocidade angular do sistema não foi estabilizado a um valor constante em condições de regime permanente, como esperado. O motivo dado para esse resultado foi a consideração do torque de entrada do motor elétrico como um valor constante.
Abstract: Mechanical vibrations are associated with several reciprocating machine component problems. Internal combustion engines and reciprocating compressors are considered examples of this kind of machine. One of the most important mechanisms in reciprocating machines is the crankshaft, which may be considered as the spine column of these apparatuses. This rotating component can be affected by dynamic forces that work periodically and cause high stress levels associated with vibrations that could originate leaks and fatigue failures. To understand better the phenomenon of vibrations in power transmission rotating systems of reciprocating compressors, a mathematical model for torsional vibrations is presented for this sort of system. A computational code was developed in Matlab® programming language and it was able to simulate the dynamic behaviour of a system composed by a flywheel, a crankshaft, an induction motor shaft and a coupling between these two latter elements. The system also received entrances of torque related to the electric motor and the compression cylinders that were introduced in the code as Fourier series. The final results were partially consistent considering the angular velocity behavior that did not reach a plateau form in permanent regime as expected. The reason given for this result was the electric motor interpretation as a constant.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.