Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paula, Aline Souza de | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Tiago José de Menezes | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Tiago José de Menezes. Análise de vibrações torcionais em compressores alternativos. 2019. vii, 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Vibrações estão associadas a inúmeros problemas mecânicos de componentes de máquinas alternativas tais como motores de combustão interna e compressores alternativos. Um dos mecanismos
mais importantes em máquinas alternativas é o virabrequim, que pode ser considerado como a espinha
dorsal desse tipo de máquina. Essa peça rotativa está sujeita a um conjunto de esforços dinâmicos
que atuam de forma periódica e podem gerar altos níveis de tensão associados a vibrações, que por
sua vez podem estar associadas a graves danos estruturais como vazamentos e falhas por fadiga. Com
o intuito de compreender melhor o fenômeno de vibrações em sistemas rotativos de transmissão de
potência de compressores recíprocos, é apresentado um modelo matemático de vibrações torcionais
para esse tipo de sistema. Foi desenvolvido um código computacional em linguagem Matlab® capaz
de simular o comportamento dinâmico de um sistema composto por um virabrequim, um volante de
inércia, o eixo de saída de um motor elétrico assíncrono e o acoplamento entre o virabrequim e o eixo
do motor. O sistema contou também com a entrada de torques resistivos relacionados aos cilindros de
compressão, que foram implementados no código desenvolvido como séries de Fourier, e de um torque
motor relacionado a um motor elétrico assíncrono. Os resultados obtidos foram parcialmente consistentes, tendo em vista que o comportamento da velocidade angular do sistema não foi estabilizado a
um valor constante em condições de regime permanente, como esperado. O motivo dado para esse
resultado foi a consideração do torque de entrada do motor elétrico como um valor constante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Máquinas elétricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica | pt_BR |
dc.title | Análise de vibrações torcionais em compressores alternativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T13:49:51Z | - |
dc.date.available | 2020-11-30T13:49:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26052 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Mechanical vibrations are associated with several reciprocating machine component problems.
Internal combustion engines and reciprocating compressors are considered examples of this kind of
machine. One of the most important mechanisms in reciprocating machines is the crankshaft, which
may be considered as the spine column of these apparatuses. This rotating component can be affected
by dynamic forces that work periodically and cause high stress levels associated with vibrations that
could originate leaks and fatigue failures. To understand better the phenomenon of vibrations in
power transmission rotating systems of reciprocating compressors, a mathematical model for torsional vibrations is presented for this sort of system. A computational code was developed in Matlab®
programming language and it was able to simulate the dynamic behaviour of a system composed by
a flywheel, a crankshaft, an induction motor shaft and a coupling between these two latter elements.
The system also received entrances of torque related to the electric motor and the compression cylinders that were introduced in the code as Fourier series. The final results were partially consistent
considering the angular velocity behavior that did not reach a plateau form in permanent regime as
expected. The reason given for this result was the electric motor interpretation as a constant. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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