Título: | Tradução de literatura infanto-juvenil : uma ferramenta de valorização |
Autor(es): | Lopes, Alice Souza |
Orientador(es): | Páramos Cebey, María del Mar |
Assunto: | Literatura infanto-juvenil Tradução literária Língua espanhola |
Data de apresentação: | 25-Jun-2019 |
Data de publicação: | 6-Nov-2020 |
Referência: | LOPES, Alice Souza. Tradução de literatura infantojuvenil: uma ferramenta de valorização. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras - Tradução - Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de valorizar a literatura infantojuvenil e sua prática de tradução.
Utilizou-se o trabalho de Nelly Novaes Coelho (1991;2011) e de Peter Hunt (2011) para
conceituar e defender a complexidade da literatura infantojuvenil, mas também, para a
realização de um apanhado histórico do gênero, mundial e nacional. Para ressaltar a tradução
como uma ferramenta de valorização, foram usados os conceitos que alguns teóricos, como
André Lefevere e Roman Jakobson, têm a respeito da tradução literária. A partir disso,
construiu-se um panorama do consumo atual desse gênero literário, focando a relação entre a
língua portuguesa e a espanhola, assim como, a relação entre a literatura nacional e a traduzida,
mediante a teoria dos polissistemas de Even-Zohar (1999). Ao dissertar sobre as dificuldades
tradutórias da literatura infantojuvenil, utilizou-se a obra de Adriana Falcão, Luna Clara &
Apolo Onze, para ilustrar a posição do tradutor diante de obstáculos como diferenças culturais
e linguísticas entre Brasil e países hispano-falantes. |
Resumén: | Este trabajo tiene el objetivo de valorizar la literatura infantojuvenil y su práctica de traducción.
Se parte del trabajo de Nelly Novaes Coelho (1991;2011) y de Peter Hunt (2011) para
conceptualizar y defender la complejidad de la literatura infantojuvenil, así como para realizar
una breve compilación histórica del género, mundial y nacional. Para resaltar la traducción
como herramienta de valorización se utilizaron los conceptos de teóricos como André Lefevere
y Roman Jakobson sobre traducción literaria. A partir de ahí, se construyó un panorama del
consumo actual de este género literario, centrándose en la relación entre la lengua portuguesa
y española, así como la relación entre la literatura nacional y la literatura traducida, a través de
la teoría de los polisistemas de Even-Zohar (1999). Para abordar estas dificultades traductoras
de la literatura infanto-juvenil, se hace uso de la obra de Adriana Falcão, Luna Clara
&ApoloOnze, para ilustras la posición del traductor ante obstáculos como diferencias culturales
y lingüísticas entre Brasil y países hispanohablantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Tradução - Espanhol
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