Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaPaulaAlvesDuarte_tcc.pdf309,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre parcerias de trabalho prisional entre o Estado de Minas Gerais e as prefeituras municipais mineiras
Autor(es): Duarte, Ana Paula Alves
Orientador(es): Pimenta, Izabella Lacerda
Assunto: Sistema penitenciário
Trabalho de presidiários
Reabilitação de criminosos
Serviço público
Data de apresentação: 27-Abr-2018
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: DUARTE, Ana Paula Alves. Uma análise sobre parcerias de trabalho prisional entre o Estado de Minas Gerais e as prefeituras municipais mineiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, demonstrar os critérios elencados pela Administração Pública para a realização de Termos de Compromissos entre o Estado de Minas Gerias e os municípios com a finalidade de utilização de mão de obra prisional nos serviços públicos municipais. São caracterizados os temas relevantes acerca do cumprimento de pena e suas finalidades, busca analisar a função do trabalho prisional segundo as leis vigentes, expor o cenário atual do trabalho prisional em Minas Gerais, estudar os termos que regem as parcerias de trabalho prisional em Minas Gerais, compreender o processo de classificação dos presos para o trabalho em parcerias com os municípios, compreender a forma de remuneração do trabalho do preso em parcerias entre o estado de Minas Gerais e os municípios, tendo também por finalidade identificar a natureza do trabalho realizado pelos presos nos municípios mineiros. Como resultado foi identificado que as parcerias de trabalho são de simples realização entre as partes, exigindo poucos critérios para execução, também foi verificado que alguns direitos dos presos são violados na prática de tais parcerias e que estas são de grande potencial na política pública de reinserção social de presos, porém, necessitam planejamento, acompanhamento e monitoramento das atividades e eventuais ajustes necessários em relação aos seus objetivos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.