Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25866
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WendelRayconBorgesMoura_tcc.pdf2,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise, tematização e direcionamento de discurso da imagem fotográfica : um estudo de caso na coleção Biblioteca Nacional do portal Brasiliana Fotográfica
Autor(es): Moura, Wendel Raycon Borges
Orientador(es): Rodrigues, Ricardo Crisafulli
Assunto: Imagens - descrição
Acervos fotográficos
Fotografia
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 1-Nov-2020
Referência: MOURA, Wendel Raycon Borges. Análise, tematização e direcionamento de discurso da imagem fotográfica: um estudo de caso na coleção Biblioteca Nacional do portal Brasiliana fotográfica. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta os conceitos de polissemia imagética, tematização da imagem e direcionamento de discurso. Aborda as dificuldades existentes no processo de análise e descrição de imagens e o uso da teoria da tematização e direcionamento de discurso como uma solução viável. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica de modo a conceituar o processo de tematização e seus elementos, em conjunção a um estudo de caso visando comparar as técnicas estudadas àquelas encontradas na descrição das imagens contidas na coleção "Biblioteca Nacional" do portal Brasiliana fotográfica. Para tal, foram utilizadas as técnicas e a ficha de análise de fotografias desenvolvidos por Rodrigues (2014c).
Abstract: This work introduces the concepts of imagetic polysemy, image thematization and the direction of discourse. It discusses the difficulties in the analysis process and the use of the theory of thematization and discourse direction as a viable solution. For this it was made the bibliographical review in order to conceptualize the thematization process and its elements, in conjunction with a case study that aims to compare the techniques studied for those founded in the description of the images contained in the collection "National Library" from the Brasiliana fotográfica portal. For this, it was used the techniques and the photographic analysis sheet developed by Rodrigues (2014c).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.