Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucieneDosSantosRosa_tcc.pdf3,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bingo de números inteiros no ensino da matemática para estudantes do campo
Autor(es): Rosa, Luciene dos Santos
Orientador(es): Silva, Andréia Borges Avelar da
Coorientador(es): Silva, Simone Vasconcelos da
Assunto: Jogos educativos
Matemática - estudo e ensino
Educação do campo
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: ROSA, Luciene dos Santos. Bingo de números inteiros no ensino da matemática para estudantes do campo. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência que utiliza jogos como método alternativo desencadeador no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para a Educação do Campo, na perspectiva da adaptação e confecção de um bingo que aborde os números inteiros e as operações básicas, realizadas com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Tinguizal Extensão do Colégio Estadual Calunga, no segundo semestre de 2018. Sabe-se, que a Matemática está presente em todos os momentos de nossas vidas e é relevante a utilização de jogos em sala de aula para tentar sanar ou amenizar dificuldades de estudantes no ensino da disciplina. O uso desse método em sala de aula tem mostrado bons resultados no ensinoaprendizagem, pois estabelece situações que permite o estudante a desenvolver sua própria estratégia de resolver situações/problemas do cotidiano, despertando sua criatividade e habilidade. Foi proposta a confecção e realização do bingo matemático como ferramenta no ensino das operações de números, tendo em vista que é frequente a prática desse tipo de atividades no município e região. Nesse contexto, o levantamento bibliográfico apresentado neste aborda a função do jogo como estratégia de ensino da Matemática. Os resultados supõem que o jogo do bingo matemático utilizado em sala de aula no ensino da disciplina na escola do campo, fez com que os estudantes se interessem mais pela Matemática, com maior compreensão, desenvolvendo o raciocínio lógico de forma prazerosa e divertida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.