Título: | Bingo de números inteiros no ensino da matemática para estudantes do campo |
Autor(es): | Rosa, Luciene dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Andréia Borges Avelar da |
Coorientador(es): | Silva, Simone Vasconcelos da |
Assunto: | Jogos educativos Matemática - estudo e ensino Educação do campo |
Data de apresentação: | 7-Dez-2018 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | ROSA, Luciene dos Santos. Bingo de números inteiros no ensino da matemática para estudantes do campo. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência que utiliza
jogos como método alternativo desencadeador no processo de ensino-aprendizagem da
Matemática para a Educação do Campo, na perspectiva da adaptação e confecção de um
bingo que aborde os números inteiros e as operações básicas, realizadas com estudantes
do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Tinguizal Extensão do
Colégio Estadual Calunga, no segundo semestre de 2018. Sabe-se, que a Matemática
está presente em todos os momentos de nossas vidas e é relevante a utilização de jogos
em sala de aula para tentar sanar ou amenizar dificuldades de estudantes no ensino da
disciplina. O uso desse método em sala de aula tem mostrado bons resultados no ensinoaprendizagem, pois estabelece situações que permite o estudante a desenvolver sua
própria estratégia de resolver situações/problemas do cotidiano, despertando sua
criatividade e habilidade. Foi proposta a confecção e realização do bingo matemático
como ferramenta no ensino das operações de números, tendo em vista que é frequente a
prática desse tipo de atividades no município e região. Nesse contexto, o levantamento
bibliográfico apresentado neste aborda a função do jogo como estratégia de ensino da
Matemática. Os resultados supõem que o jogo do bingo matemático utilizado em sala de
aula no ensino da disciplina na escola do campo, fez com que os estudantes se
interessem mais pela Matemática, com maior compreensão, desenvolvendo o raciocínio
lógico de forma prazerosa e divertida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.