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dc.contributor.advisorAlves, Maria Elaene Rodrigues-
dc.contributor.authorSouza, Jane Carla Neves de-
dc.identifier.citationSOUZA, Jane Carla Neves de. Promoção da igualdade racial no ensino superior: um estudo qualitativo sobre o sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília de 2004 a 2017. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discorre acerca dos motivos pelos quais se faz pertinente o uso de uma política focalizada na população negra, o significado dessa política e seus resultados com foco na UnB no período de 2004 a 2017. No caso, essa política é representada pelo sistema de cotas raciais. O objetivo deste trabalho é investigar por meio de pesquisa bibliográfica a configuração desse sistema na UnB. Portanto, a metodologia se constituiu, sobretudo, de uma análise de algumas produções bibliográficas sobre o assunto. Para essa revisão, buscou-se conteúdos relacionados sobre o assunto em monografias, bem como dissertações e teses elaboradas pela comunidade acadêmica. Os dados sobre monografias se encontram na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB e as informações pesquisadas sobre teses e dissertações estão presentes no Repositório Institucional dessa mesma universidade. Além de trabalhos dessa base de dados eletrônicos, usou-se artigos da base eletrônica Scielo. Como principal resultado, constatou-se que o sistema de cotas raciais alterou significativamente o perfil do corpo discente da UnB. Apesar de ainda não estar equiparado o percentual de estudantes brancos e negros no ensino superior, o número de matrículas anuais desses últimos é progressivo. No entanto, a universidade ainda carece, ao que tudo indica, de um acompanhamento rigoroso em relação ao perfil desses estudantes, e, dessa forma, dificulta uma análise mais ampla dessa política inclusiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciais - universidadespt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - sistema de cotaspt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordNegros - reserva de vagaspt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.titlePromoção da igualdade racial no ensino superior : um estudo qualitativo sobre o sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília de 2004 a 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T22:28:57Z-
dc.date.available2020-10-20T22:28:57Z-
dc.date.submitted2019-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25756-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses the reasons why it is pertinent to use a policy focused on the black population, the meaning of this policy and its results focused on the UnB in the period from 2004 to 2017. In this case, this policy is represented by the quota system racial relations. The objective of this work is to investigate through bibliographic research the configuration of this system in UnB. Therefore, the methodology consisted mainly of an analysis of some bibliographic productions on the subject. For this review, we searched for related contents on the subject in monographs, as well as dissertations and theses elaborated by the academic community. The data on monographs are in the Digital Library of the Intellectual Production Discente of the UnB and the information researched on theses and dissertations are present in the Institutional Repository of that same university. In addition to the works of this electronic database, we used articles from the electronic database Scielo. As a main result, it was verified that the system of racial quotas significantly altered the profile of the student body of the UnB. Although the percentage of black and white students in higher education is not yet equal, the number of students enrolled in higher education is progressive. However, the university still lacks, strictly speaking, strict monitoring of the profile of these students, and, in this way, makes it difficult to analyze this inclusive policy more broadlypt_BR
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