Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaylaneMarinaCarlosDeAguiar_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A natureza como espaço privilegiado para o brincar e o educar na infância : a experiência no quintal de uma escola
Autor(es): Aguiar, Raylane Marina Carlos de
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Infância
Brinquedos educativos
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 16-Out-2020
Referência: AGUIAR, Raylane Marina Carlos de. A natureza como espaço privilegiado para o brincar e o educar na infância: a experiência no quintal de uma escola. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre a importância da natureza como espaço educativo e contexto privilegiado do brincar na infância. Foi realizado um estudo bibliográfico utilizando diversos autores, com destaque para PEREIRA (2002; 2013), LOUV (2016) e BRANDÃO (1981), a fim de se obter um entendimento de conceitos tão importantes para o desenvolvimento do trabalho, como a natureza, o brincar e o educar, bem como tentar compreender a relação atual das crianças com o meio natural. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola particular do DF com um vasto quintal repleto de árvores, grama, espaço para brincar e aprender, e as possibilidades de desenvolvimento nesse cotidiano tão rico. A investigação ocorreu por meio de observação participante e gravação de voz de crianças entre 3 e 4 anos, no segundo semestre de 2019, com foco nas práticas educativas e brincadeiras vividas no cotidiano escolar, ao ar livre. As reflexões realizadas envolvem o olhar subjetivo da pesquisadora, que atuava também como educadora das crianças, entendendo que somos seres com uma história e participantes de uma construção social à qual atribuímos significados e sentidos. Percebeu-se que a possibilidade de criação de conexões com a natureza é essencial para que se desenvolvam laços de pertencimento e cuidado, pois conhecer o que nos faz vivos e nos constitui é reconhecer a importância de respeitar a Terra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.