Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Alexandra Militão | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Raylane Marina Carlos de | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Raylane Marina Carlos de. A natureza como espaço privilegiado para o brincar e o educar na infância: a experiência no quintal de uma escola. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca refletir sobre a importância da natureza como espaço
educativo e contexto privilegiado do brincar na infância. Foi realizado um estudo bibliográfico
utilizando diversos autores, com destaque para PEREIRA (2002; 2013), LOUV (2016) e
BRANDÃO (1981), a fim de se obter um entendimento de conceitos tão importantes para o
desenvolvimento do trabalho, como a natureza, o brincar e o educar, bem como tentar
compreender a relação atual das crianças com o meio natural. Realizou-se uma pesquisa de
campo em uma escola particular do DF com um vasto quintal repleto de árvores, grama, espaço
para brincar e aprender, e as possibilidades de desenvolvimento nesse cotidiano tão rico. A
investigação ocorreu por meio de observação participante e gravação de voz de crianças entre
3 e 4 anos, no segundo semestre de 2019, com foco nas práticas educativas e brincadeiras
vividas no cotidiano escolar, ao ar livre. As reflexões realizadas envolvem o olhar subjetivo da
pesquisadora, que atuava também como educadora das crianças, entendendo que somos seres
com uma história e participantes de uma construção social à qual atribuímos significados e
sentidos. Percebeu-se que a possibilidade de criação de conexões com a natureza é essencial
para que se desenvolvam laços de pertencimento e cuidado, pois conhecer o que nos faz vivos
e nos constitui é reconhecer a importância de respeitar a Terra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brinquedos educativos | pt_BR |
dc.title | A natureza como espaço privilegiado para o brincar e o educar na infância : a experiência no quintal de uma escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T14:27:36Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T14:27:36Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25721 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|