Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25719
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SuellenRosaDeSantana_tcc.pdf753,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos didáticos de alfabetização : uma análise do papel exercido nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita
Autor(es): Santana, Suellen Rosa de
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Ensino e aprendizagem
Ludicidade
Jogos educativos
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 16-Out-2020
Referência: SANTANA, Suellen Rosa de. Jogos didáticos de alfabetização: uma análise do papel exercido nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar, por meio de entrevistas com professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o papel exercido por jogos didáticos de alfabetização nos processos de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. O quadro teórico contou com contribuições de autores, tais como: Kishimoto (1999; 1994), Ferreiro (1996; 1991) Morais (2012), Soares (2003), entre outros. A produção dos dados foi realizada no segundo semestre de 2019 por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma instituição de ensino pública do Distrito Federal. Três professoras de cada ano do Bloco Inicial de Alfabetização contribuíram com o estudo. Foi notória a presença de jogos didáticos nas práticas pedagógicas das professoras, como ferramentas de grande contribuição. Os resultados sinalizaram, também, que a ludicidade, os jogos e brincadeiras podem tornar os processos de aprendizagem mais significativos, além de mais prazerosos.
Abstract: The research aimed to analyze, through interviews with teachers of the State Department of Education of the Federal District, the role played by didactic literacy games in the teaching and thelearning processes of writing and reading in the first three years of elementary school. The theoretical framework included contributions from authors such as: Kishimoto (1999; 1994), Ferreiro (1996; 1991) Morais (2012), Soares (2003), and others. Data production was performed in the second half of 2019 through semi-structured interviews at a public education institution in the Federal District. Three teachers each year from the Initial Literacy Block contributed to the study. The presence of didactic games in the teachers' pedagogical practices was notorious, as tools of great contribution. The results also signaled that playfulness, games and play can make learning processes more meaningful and more enjoyable.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.