Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25719
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SuellenRosaDeSantana_tcc.pdf753,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSantana, Suellen Rosa de-
dc.identifier.citationSANTANA, Suellen Rosa de. Jogos didáticos de alfabetização: uma análise do papel exercido nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou analisar, por meio de entrevistas com professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o papel exercido por jogos didáticos de alfabetização nos processos de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. O quadro teórico contou com contribuições de autores, tais como: Kishimoto (1999; 1994), Ferreiro (1996; 1991) Morais (2012), Soares (2003), entre outros. A produção dos dados foi realizada no segundo semestre de 2019 por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma instituição de ensino pública do Distrito Federal. Três professoras de cada ano do Bloco Inicial de Alfabetização contribuíram com o estudo. Foi notória a presença de jogos didáticos nas práticas pedagógicas das professoras, como ferramentas de grande contribuição. Os resultados sinalizaram, também, que a ludicidade, os jogos e brincadeiras podem tornar os processos de aprendizagem mais significativos, além de mais prazerosos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleJogos didáticos de alfabetização : uma análise do papel exercido nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-16T14:13:20Z-
dc.date.available2020-10-16T14:13:20Z-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25719-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research aimed to analyze, through interviews with teachers of the State Department of Education of the Federal District, the role played by didactic literacy games in the teaching and thelearning processes of writing and reading in the first three years of elementary school. The theoretical framework included contributions from authors such as: Kishimoto (1999; 1994), Ferreiro (1996; 1991) Morais (2012), Soares (2003), and others. Data production was performed in the second half of 2019 through semi-structured interviews at a public education institution in the Federal District. Three teachers each year from the Initial Literacy Block contributed to the study. The presence of didactic games in the teachers' pedagogical practices was notorious, as tools of great contribution. The results also signaled that playfulness, games and play can make learning processes more meaningful and more enjoyable.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.