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Título: O tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textual
Autor(es): Mendes, Mitchelle da Silva
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Ensino e aprendizagem
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: 25-Nov-2019
Data de publicação: 16-Out-2020
Referência: MENDES, Mitchelle da Silva. O tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textual. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar como o tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, no processo de ensino, pode favorecer um desenvolvimento satisfatório no eixo da leitura textual. Para isso, está respaldado, teoricamente, em autores, tais como: Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque (2007), Mendonça (2004), Ferreiro e Teberosky (1985), Brandão (2006), Leal e Melo (2006), Oliveira, (2010), Brandão e Melo (2005), Ferreira e Leal (2006), Solé (1998). Como técnica de investigação, foi utilizado o questionário no segundo semestre de 2019. Participaram da pesquisa três docentes que atuavam numa escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Os resultados apontaram para uma sistematicidade na prática de leitura em sala de aula, sinalizando, inclusive, para o tratamento da heterogeneidade nas formas de encaminhamento: individual, compartilhada, coletiva, deleite. Por outro lado, segundo relatos das professoras, esse trabalho nem sempre vinha acompanhado de atividades de compreensão textual. Nesse caso, após a leitura, costumava ocorrer o reconto dos textos lidos.
Abstract: The present study aims to analyze how the treatment of learning heterogeneity, in the teaching process, can favor a satisfactory development in the textual reading axis. For this it is theoretically supported by authors such as: Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque (2007), Mendonça (2004), Ferreiro and Teberosky (1985), Brandão (2006), Leal and Melo (2006), Oliveira (2010), Brandão and Melo (2005), Ferreira and Leal (2006), Solé (1998). As a research technique, the questionnaire was used in the second half of 2019. Three teachers who worked in a public school of the State Department of Education of the Federal District, in the 3rd year of the Initial Literacy Block, participated in the research. The results pointed to a systematicity in the practice of reading in the classroom, even signaling for the treatment of heterogeneity in the forms of referral: individual, shared, collective, delight. On the other hand, according to teachers' reports, this work was not always accompanied by textual comprehension activities. In this case, after reading, used to recount the read texts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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