Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MitchelleDaSilvaMendes_tcc.pdf440,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorMendes, Mitchelle da Silva-
dc.identifier.citationMENDES, Mitchelle da Silva. O tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textual. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar como o tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, no processo de ensino, pode favorecer um desenvolvimento satisfatório no eixo da leitura textual. Para isso, está respaldado, teoricamente, em autores, tais como: Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque (2007), Mendonça (2004), Ferreiro e Teberosky (1985), Brandão (2006), Leal e Melo (2006), Oliveira, (2010), Brandão e Melo (2005), Ferreira e Leal (2006), Solé (1998). Como técnica de investigação, foi utilizado o questionário no segundo semestre de 2019. Participaram da pesquisa três docentes que atuavam numa escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Os resultados apontaram para uma sistematicidade na prática de leitura em sala de aula, sinalizando, inclusive, para o tratamento da heterogeneidade nas formas de encaminhamento: individual, compartilhada, coletiva, deleite. Por outro lado, segundo relatos das professoras, esse trabalho nem sempre vinha acompanhado de atividades de compreensão textual. Nesse caso, após a leitura, costumava ocorrer o reconto dos textos lidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-16T13:56:08Z-
dc.date.available2020-10-16T13:56:08Z-
dc.date.submitted2019-11-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25715-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to analyze how the treatment of learning heterogeneity, in the teaching process, can favor a satisfactory development in the textual reading axis. For this it is theoretically supported by authors such as: Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque (2007), Mendonça (2004), Ferreiro and Teberosky (1985), Brandão (2006), Leal and Melo (2006), Oliveira (2010), Brandão and Melo (2005), Ferreira and Leal (2006), Solé (1998). As a research technique, the questionnaire was used in the second half of 2019. Three teachers who worked in a public school of the State Department of Education of the Federal District, in the 3rd year of the Initial Literacy Block, participated in the research. The results pointed to a systematicity in the practice of reading in the classroom, even signaling for the treatment of heterogeneity in the forms of referral: individual, shared, collective, delight. On the other hand, according to teachers' reports, this work was not always accompanied by textual comprehension activities. In this case, after reading, used to recount the read texts.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.