Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mendes, Mitchelle da Silva | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Mitchelle da Silva. O tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textual. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar como o tratamento da heterogeneidade das
aprendizagens, no processo de ensino, pode favorecer um desenvolvimento satisfatório no
eixo da leitura textual. Para isso, está respaldado, teoricamente, em autores, tais como:
Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque (2007), Mendonça (2004), Ferreiro e Teberosky
(1985), Brandão (2006), Leal e Melo (2006), Oliveira, (2010), Brandão e Melo (2005),
Ferreira e Leal (2006), Solé (1998). Como técnica de investigação, foi utilizado o
questionário no segundo semestre de 2019. Participaram da pesquisa três docentes que
atuavam numa escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no 3º
ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Os resultados apontaram para uma sistematicidade na
prática de leitura em sala de aula, sinalizando, inclusive, para o tratamento da
heterogeneidade nas formas de encaminhamento: individual, compartilhada, coletiva, deleite.
Por outro lado, segundo relatos das professoras, esse trabalho nem sempre vinha
acompanhado de atividades de compreensão textual. Nesse caso, após a leitura, costumava
ocorrer o reconto dos textos lidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | O tratamento da heterogeneidade das aprendizagens no ensino da leitura textual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T13:56:08Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T13:56:08Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25715 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to analyze how the treatment of learning heterogeneity, in the
teaching process, can favor a satisfactory development in the textual reading axis. For this it
is theoretically supported by authors such as: Morais (2012), Soares (2004), Albuquerque
(2007), Mendonça (2004), Ferreiro and Teberosky (1985), Brandão (2006), Leal and Melo
(2006), Oliveira (2010), Brandão and Melo (2005), Ferreira and Leal (2006), Solé (1998).
As a research technique, the questionnaire was used in the second half of 2019. Three
teachers who worked in a public school of the State Department of Education of the Federal
District, in the 3rd year of the Initial Literacy Block, participated in the research. The results
pointed to a systematicity in the practice of reading in the classroom, even signaling for the
treatment of heterogeneity in the forms of referral: individual, shared, collective, delight. On
the other hand, according to teachers' reports, this work was not always accompanied by
textual comprehension activities. In this case, after reading, used to recount the read texts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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