Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaLuizaAlvesCosta_tcc.pdf592,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A matemática na primeira fase do ensino fundamental : percepções dos envolvidos
Autor(es): Costa, Ana Luíza Alves
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Matemática (Ensino fundamental)
Ludicidade
Ensino e aprendizagem
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 18-Nov-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: COSTA, Ana Luíza Alves. A matemática na primeira fase do ensino fundamental: percepções dos envolvidos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A matemática é muito importante para a formação escolar e para a vida. Ela está presente em quase tudo no nosso dia a dia. Desta maneira, este trabalho de conclusão de curso busca analisar como ela é ensinada e aprendida em sala de aula por professores e alunos e qual é a visão deles para com a matéria que é tida por muitos como “vilã”. Tendo realizado uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário, professores e alunos responderam a uma série de perguntas sobre sua relação com a matemática. Retratando, assim, como o professor ensina-a para que os alunos consigam aprender da melhor forma, preocupando-se com uma boa formação desde as séries iniciais. Mostrando também aos alunos a matemática em sua realidade, utilizando o Currículo em Movimento (Distrito Federal, 2018) como apoio para o estudo da disciplina de modo que não os deixem confusos e quebrando negativos paradigmas que já tenham obtido fora da escola quanto à matemática. Contendo, ainda, práticas lúdicas, que possam facilitar a compreensão do aluno e ajudá-lo no processo de ensino-aprendizagem. Trazendo a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que mostra a importância em aprender a partir do que já se tem. Tendo por resultado dos estudantes que afirmaram aprender melhor com jogos, escrevendo no caderno, resolvendo problemas e escutando o professor explicar. E os professores relatam que utilizam do currículo em movimento, mas buscam aprofundar trabalhando de maneira lúdica com materiais concretos e usando situações do cotidiano dos estudantes.
Abstract: Mathematics is very important for school education and for life. It is present in almost everything in our daily lives. In this way, this course work seeks to analyze how it is taught and learned in the classroom by teachers and students and what their view of the subject is considered by many to be "villain". Having conducted a qualitative survey using a questionnaire, teachers and students answered a series of questions about their relationship to mathematics. Thus portraying how the teacher teaches it so that students can learn the best way, worrying about a good education from the early grades. Also showing students the math in their reality, using the Curriculum in Motion (Federal District, 2018) as a support for the study of the discipline so that they do not leave them confused and breaking negative paradigms that have already obtained out of school regarding mathematics. It also contains playful practices that can facilitate the understanding of the student and help him / her in the teachinglearning process. Bringing Ausubel's theory of meaningful learning, which shows the importance of learning from what you already have. As a result of students who claimed to learn best from games, writing in notebooks, solving problems and listening to the teacher explain. And teachers report that they use the curriculum in motion, but seek to deepen by working in a playful manner with concrete materials and using everyday situations of students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.