Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Costa, Ana Luíza Alves | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Luíza Alves. A matemática na primeira fase do ensino fundamental: percepções dos envolvidos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A matemática é muito importante para a formação escolar e para a vida. Ela está
presente em quase tudo no nosso dia a dia. Desta maneira, este trabalho de
conclusão de curso busca analisar como ela é ensinada e aprendida em sala de aula
por professores e alunos e qual é a visão deles para com a matéria que é tida por
muitos como “vilã”. Tendo realizado uma pesquisa qualitativa, por meio de um
questionário, professores e alunos responderam a uma série de perguntas sobre sua
relação com a matemática. Retratando, assim, como o professor ensina-a para que
os alunos consigam aprender da melhor forma, preocupando-se com uma boa
formação desde as séries iniciais. Mostrando também aos alunos a matemática em
sua realidade, utilizando o Currículo em Movimento (Distrito Federal, 2018) como
apoio para o estudo da disciplina de modo que não os deixem confusos e quebrando
negativos paradigmas que já tenham obtido fora da escola quanto à matemática.
Contendo, ainda, práticas lúdicas, que possam facilitar a compreensão do aluno e
ajudá-lo no processo de ensino-aprendizagem. Trazendo a teoria da aprendizagem
significativa de Ausubel, que mostra a importância em aprender a partir do que já se
tem. Tendo por resultado dos estudantes que afirmaram aprender melhor com jogos,
escrevendo no caderno, resolvendo problemas e escutando o professor explicar. E
os professores relatam que utilizam do currículo em movimento, mas buscam
aprofundar trabalhando de maneira lúdica com materiais concretos e usando
situações do cotidiano dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | A matemática na primeira fase do ensino fundamental : percepções dos envolvidos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T16:20:08Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T16:20:08Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25714 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Mathematics is very important for school education and for life. It is present in almost
everything in our daily lives. In this way, this course work seeks to analyze how it is
taught and learned in the classroom by teachers and students and what their view of
the subject is considered by many to be "villain". Having conducted a qualitative
survey using a questionnaire, teachers and students answered a series of questions
about their relationship to mathematics. Thus portraying how the teacher teaches it
so that students can learn the best way, worrying about a good education from the
early grades. Also showing students the math in their reality, using the Curriculum in
Motion (Federal District, 2018) as a support for the study of the discipline so that they
do not leave them confused and breaking negative paradigms that have already
obtained out of school regarding mathematics. It also contains playful practices that
can facilitate the understanding of the student and help him / her in the teachinglearning process. Bringing Ausubel's theory of meaningful learning, which shows the
importance of learning from what you already have. As a result of students who
claimed to learn best from games, writing in notebooks, solving problems and
listening to the teacher explain. And teachers report that they use the curriculum in
motion, but seek to deepen by working in a playful manner with concrete materials
and using everyday situations of students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|