Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlessandraGracaDeQueiroz_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de compreensão leitora : a formação do leitor competente através da leitura de “Roverandom”
Outros títulos: Reading understanding strategies : training the competent reader through “Roverandom” reading
Autor(es): Queiroz, Alessandra Graça de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Compreensão na leitura
Leitura
Crianças - livros e leitura
Interesses na leitura
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: QUEIROZ, Alessandra Graça de. Estratégias de compreensão leitora: a formação do leitor competente através da leitura de “Roverandom”. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo a seguir tem como foco a análise de estratégias de leitura em sala de aula, compreendendo primeiramente do que se tratam as competências leitoras, estratégias de leitura e quais são as habilidades de leitura que se deseja alcançar em sala de aula. Buscando-se soluções paralelamente ao estudo teórico, serão desenvolvidas aulas no quinto ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora de alunos através de estratégias de leitura mediadas pela educadora, utilizando como meio de estudo a leitura literário do livro “Roverandom”, com objetivos específicos a serem alcançados em cada atividade, tais como: realizar escuta prazerosa, socializar oralmente ideias sobre o texto, desenvolver gosto pela leitura e aprimorar estratégias de leitura visando a compreensão leitora. A primeira parte será dedicada ao estudo bibliográfico do tema, e ao que os autores escolhidos propõem como compreensão leitora, estratégias de leitura e habilidades leitoras a serem ensinadas aos alunos. Há ainda reflexão sobre o papel de mediação do professor nesse processo. Em seguida, reflexão sobre o ensino de literatura na escola e a importância da construção de um espaço letrado para as crianças. Em seguida, qual a relação que se estabelece entre leitor-autor-texto na construção dos sentidos nessas leituras em sala e o papel da escola no ensino de literatura. Será apresentado o livro Roverandom e feita a contextualização da pesquisa. Por fim, as considerações finais trazendo os resultados e discussões feitas a respeito do trabalho, bem como aquilo que se almeja para o futuro através dessa pesquisa.
Abstract: The following study focuses on the analysis of classroom reading strategies, primarily understanding what reading skills are, reading strategies, and what reading skills you want to achieve in the classroom. Seeking solutions in parallel with the theoretical study, classes will be developed in the fifth year of Elementary School I, with the aim of developing reading comprehension of students through reading strategies mediated by the educator, using as a study the literary reading of the book “ Roverandom ”, with specific objectives to be achieved in each activity, such as: enjoy pleasant listening, orally socialize ideas about the text, develop a taste for reading and improve reading strategies aiming at reading comprehension. The first part will be devoted to the bibliographical study of the subject, and what the chosen authors propose as reading comprehension, reading strategies and reading skills to be taught to the students. There is also reflection on the teacher's role of mediation in this process. Then, reflection on the teaching of literature at school and the importance of building a literate space for children. Then, what is the relationship established between reader-author-text in the construction of the senses in these readings in class and the role of the school in the teaching of literature. The book Roverandom will be presented and the research contextualized. Finally, the final considerations bringing the results and discussions made about the work, as well as what is intended for the future through this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.