Título: | Estratégias de compreensão leitora : a formação do leitor competente através da leitura de “Roverandom” |
Outros títulos: | Reading understanding strategies : training the competent reader through “Roverandom” reading |
Autor(es): | Queiroz, Alessandra Graça de |
Orientador(es): | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro |
Assunto: | Compreensão na leitura Leitura Crianças - livros e leitura Interesses na leitura |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | QUEIROZ, Alessandra Graça de. Estratégias de compreensão leitora: a formação do leitor competente através da leitura de “Roverandom”. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O estudo a seguir tem como foco a análise de estratégias de leitura em sala
de aula, compreendendo primeiramente do que se tratam as competências
leitoras, estratégias de leitura e quais são as habilidades de leitura que se
deseja alcançar em sala de aula. Buscando-se soluções paralelamente ao
estudo teórico, serão desenvolvidas aulas no quinto ano do Ensino
Fundamental I, com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora de
alunos através de estratégias de leitura mediadas pela educadora, utilizando
como meio de estudo a leitura literário do livro “Roverandom”, com
objetivos específicos a serem alcançados em cada atividade, tais como:
realizar escuta prazerosa, socializar oralmente ideias sobre o texto,
desenvolver gosto pela leitura e aprimorar estratégias de leitura visando a
compreensão leitora. A primeira parte será dedicada ao estudo bibliográfico
do tema, e ao que os autores escolhidos propõem como compreensão leitora,
estratégias de leitura e habilidades leitoras a serem ensinadas aos alunos. Há
ainda reflexão sobre o papel de mediação do professor nesse processo. Em
seguida, reflexão sobre o ensino de literatura na escola e a importância da
construção de um espaço letrado para as crianças. Em seguida, qual a relação
que se estabelece entre leitor-autor-texto na construção dos sentidos nessas
leituras em sala e o papel da escola no ensino de literatura. Será apresentado
o livro Roverandom e feita a contextualização da pesquisa. Por fim, as
considerações finais trazendo os resultados e discussões feitas a respeito do
trabalho, bem como aquilo que se almeja para o futuro através dessa
pesquisa. |
Abstract: | The following study focuses on the analysis of classroom reading strategies,
primarily understanding what reading skills are, reading strategies, and what
reading skills you want to achieve in the classroom. Seeking solutions in
parallel with the theoretical study, classes will be developed in the fifth year
of Elementary School I, with the aim of developing reading comprehension
of students through reading strategies mediated by the educator, using as a
study the literary reading of the book “ Roverandom ”, with specific
objectives to be achieved in each activity, such as: enjoy pleasant listening,
orally socialize ideas about the text, develop a taste for reading and improve
reading strategies aiming at reading comprehension. The first part will be
devoted to the bibliographical study of the subject, and what the chosen
authors propose as reading comprehension, reading strategies and reading
skills to be taught to the students. There is also reflection on the teacher's
role of mediation in this process. Then, reflection on the teaching of literature
at school and the importance of building a literate space for children. Then,
what is the relationship established between reader-author-text in the
construction of the senses in these readings in class and the role of the school
in the teaching of literature. The book Roverandom will be presented and the
research contextualized. Finally, the final considerations bringing the results
and discussions made about the work, as well as what is intended for the
future through this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.