Título: | Instituições educativas da primeira infância representadas no jornal Correio Braziliense (2010-2019) |
Autor(es): | Gonçalves, Laryssa Pereira |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Infância Correio Braziliense (Jornal) Escolas Educação de crianças |
Data de apresentação: | 10-Dez-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | GONÇALVES, Laryssa Pereira. Instituições educativas da primeira infância representadas no jornal Correio Braziliense (2010-2019). 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho se volta para as páginas do jornal Correio Braziliense, com
o objetivo de identificar e analisar as instituições que comparecem representadas
como responsáveis pela educação da criança pequena no jornal Correio
Braziliense, relacionadas ao Distrito Federal, na última década (2010-19). Em
contrapartida, realiza-se a leitura de trabalhos acadêmicos que se voltaram para
a compreensão da educação da criança de 0 a 6 anos, apontando para um
quadro que não somente considera a escola como instituição educativa. Nesse
sentido, as práticas formais e não formais comparecem aqui como uma
possibilidade interpretativa das relações travadas entre a educação da infância
e as instituições que dela são responsáveis. O trabalho se divide em dois
capítulos, tendo o primeiro a intenção de apresentar os estudos acadêmicos que
têm discutido práticas educativas formais e não formais no Distrito Federal. No
segundo capítulo, o objetivo é analisar as reportagens/notícias encontradas no
jornal Correio Braziliense, tendo como foco as representações de infância,
criança e práticas educativas para elas voltadas. |
Abstract: | This paper is based in the Correio Braziliense newspaper and its goal is to identify
and analyse the educational institutions responsible for young children education
in the last decade. However it reviews another academic papers that contribute
to a better understanding of early childhood education from 0 to 6 years old,
showing that schools are not considered educational institutions only. In this
sense the formal and non-formal practices appear here as an interpretative
possibility of the relations between early childhood education and the institutions
responsible for it.The paper is divided into two chapters, the first one aims to
introduce academic studies that discussed formal and non-formal educational
practices in Federal District.The second chapter analyzes news found in Correio
Braziliense newspaper, focusing on childhood representations, children and
educational practices designed for them. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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