Título: | Educação integral : revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos |
Autor(es): | Alves, Ana Beatriz Moreira |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Educação integral Dispositivos pedagógicos Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 28-Nov-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | ALVES, Ana Beatriz Moreira. Educação integral: revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir sobre concepções e práticas relacionadas a uma
Educação Integral. Buscou-se identificar os princípios de autonomia, integração e
democracia na relação entre educadores, educandos, espaços, tempo e conhecimento.
Para isso, reflete-se acerca de um novo paradigma, em diálogo com Antônio da Costa
Neto, e revisita-se movimentos educacionais inovadores protagonizados por grandes
pensadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O estágio de Pedagogia da UnB foi
realizado no 2º semestre de 2017 na Escola Classe 115 Norte, que atende alunos do 1º ao
5º ano do Ensino Fundamental. A experiência educativa foi registrada em diário de bordo
e norteou a elaboração deste trabalho, que contou com livres e subjetivas reflexões,
relacionando teoria e prática. A pesquisa foi realizada por meio de observações
participantes com foco no processo de transição vivenciado pelo grupo da instituição, que
busca experimentar uma nova organização pedagógica com a utilização de dispositivos
democráticos. Nessa vivência, foi possível reconhecer um antigo paradigma educacional
que oprime os seres humanos em seus potenciais, e um novo paradigma, que pode ensejar
caminhos de maior liberdade, pautados em princípios de sensibilidade, dialogia,
cooperação, protagonismo estudantil, dentre outros. Conclui-se apontando a necessidade
de reconfiguração do sistema educacional, envolvendo uma mudança prismática e
estrutural das relações entre os saberes e os integrantes da comunidade educativa, rumo a
uma educação integral que reconheça a integralidade dos sujeitos e a construa
coletivamente nas práticas pedagógicas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.