Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaBeatrizMoreiraAlves_tcc.pdf960,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação integral : revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos
Autor(es): Alves, Ana Beatriz Moreira
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Educação integral
Dispositivos pedagógicos
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: ALVES, Ana Beatriz Moreira. Educação integral: revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre concepções e práticas relacionadas a uma Educação Integral. Buscou-se identificar os princípios de autonomia, integração e democracia na relação entre educadores, educandos, espaços, tempo e conhecimento. Para isso, reflete-se acerca de um novo paradigma, em diálogo com Antônio da Costa Neto, e revisita-se movimentos educacionais inovadores protagonizados por grandes pensadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O estágio de Pedagogia da UnB foi realizado no 2º semestre de 2017 na Escola Classe 115 Norte, que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência educativa foi registrada em diário de bordo e norteou a elaboração deste trabalho, que contou com livres e subjetivas reflexões, relacionando teoria e prática. A pesquisa foi realizada por meio de observações participantes com foco no processo de transição vivenciado pelo grupo da instituição, que busca experimentar uma nova organização pedagógica com a utilização de dispositivos democráticos. Nessa vivência, foi possível reconhecer um antigo paradigma educacional que oprime os seres humanos em seus potenciais, e um novo paradigma, que pode ensejar caminhos de maior liberdade, pautados em princípios de sensibilidade, dialogia, cooperação, protagonismo estudantil, dentre outros. Conclui-se apontando a necessidade de reconfiguração do sistema educacional, envolvendo uma mudança prismática e estrutural das relações entre os saberes e os integrantes da comunidade educativa, rumo a uma educação integral que reconheça a integralidade dos sujeitos e a construa coletivamente nas práticas pedagógicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.