Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Alexandra Militão | - |
dc.contributor.author | Alves, Ana Beatriz Moreira | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ana Beatriz Moreira. Educação integral: revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca refletir sobre concepções e práticas relacionadas a uma
Educação Integral. Buscou-se identificar os princípios de autonomia, integração e
democracia na relação entre educadores, educandos, espaços, tempo e conhecimento.
Para isso, reflete-se acerca de um novo paradigma, em diálogo com Antônio da Costa
Neto, e revisita-se movimentos educacionais inovadores protagonizados por grandes
pensadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O estágio de Pedagogia da UnB foi
realizado no 2º semestre de 2017 na Escola Classe 115 Norte, que atende alunos do 1º ao
5º ano do Ensino Fundamental. A experiência educativa foi registrada em diário de bordo
e norteou a elaboração deste trabalho, que contou com livres e subjetivas reflexões,
relacionando teoria e prática. A pesquisa foi realizada por meio de observações
participantes com foco no processo de transição vivenciado pelo grupo da instituição, que
busca experimentar uma nova organização pedagógica com a utilização de dispositivos
democráticos. Nessa vivência, foi possível reconhecer um antigo paradigma educacional
que oprime os seres humanos em seus potenciais, e um novo paradigma, que pode ensejar
caminhos de maior liberdade, pautados em princípios de sensibilidade, dialogia,
cooperação, protagonismo estudantil, dentre outros. Conclui-se apontando a necessidade
de reconfiguração do sistema educacional, envolvendo uma mudança prismática e
estrutural das relações entre os saberes e os integrantes da comunidade educativa, rumo a
uma educação integral que reconheça a integralidade dos sujeitos e a construa
coletivamente nas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação integral : revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T15:21:37Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T15:21:37Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25708 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|