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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorAlves, Ana Beatriz Moreira-
dc.identifier.citationALVES, Ana Beatriz Moreira. Educação integral: revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticos. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca refletir sobre concepções e práticas relacionadas a uma Educação Integral. Buscou-se identificar os princípios de autonomia, integração e democracia na relação entre educadores, educandos, espaços, tempo e conhecimento. Para isso, reflete-se acerca de um novo paradigma, em diálogo com Antônio da Costa Neto, e revisita-se movimentos educacionais inovadores protagonizados por grandes pensadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O estágio de Pedagogia da UnB foi realizado no 2º semestre de 2017 na Escola Classe 115 Norte, que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência educativa foi registrada em diário de bordo e norteou a elaboração deste trabalho, que contou com livres e subjetivas reflexões, relacionando teoria e prática. A pesquisa foi realizada por meio de observações participantes com foco no processo de transição vivenciado pelo grupo da instituição, que busca experimentar uma nova organização pedagógica com a utilização de dispositivos democráticos. Nessa vivência, foi possível reconhecer um antigo paradigma educacional que oprime os seres humanos em seus potenciais, e um novo paradigma, que pode ensejar caminhos de maior liberdade, pautados em princípios de sensibilidade, dialogia, cooperação, protagonismo estudantil, dentre outros. Conclui-se apontando a necessidade de reconfiguração do sistema educacional, envolvendo uma mudança prismática e estrutural das relações entre os saberes e os integrantes da comunidade educativa, rumo a uma educação integral que reconheça a integralidade dos sujeitos e a construa coletivamente nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.subject.keywordDispositivos pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação integral : revisitando uma experiência pedagógica com dispositivos democráticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T15:21:37Z-
dc.date.available2020-10-15T15:21:37Z-
dc.date.submitted2019-11-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25708-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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