Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Ataídes, Mariana Lopes | - |
dc.identifier.citation | ATAÍDES, Mariana Lopes. Concepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como tema as concepções e necessidades de formação de
futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem. A escolha do tema foi
feita em função da importância de compreender essas concepções e necessidades
de formação, para poder pensar em possíveis espaços de discussão e debate. As
dificuldades de aprendizagem vêm se tornando uma problemática ainda pouco
discutida diante de um grande número de alunos que apresentam algum entrave no
processo de construção do conhecimento de maneira geral. Sendo assim, o estudo
realizado teve como objetivo compreender as concepções e necessidades de
formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem, em uma
Universidade pública. O estudo realizado foi de caráter qualitativo e usou, como
técnica de pesquisa, um questionário aberto aplicado a 10 estudantes de diferentes
cursos de licenciatura. É importante ressaltar que a grande maioria dos participantes
apresenta dúvidas na hora de conceituar o que são dificuldades de aprendizagem e
estabelecer suas diferenças em relação aos transtornos de aprendizagem. Embora os
participantes reconheçam as possíveis causas socioculturais das primeiras, há uma
tendência a pensar qualquer dificuldade de aprendizagem em uma perspectiva
biológica que pode gerar possíveis rotulações. Os participantes apontaram que nunca
tiveram a oportunidade de discutir e aprender sobre o tema, que consideram
fundamental para sua futura prática pedagógica. A partir do estudo, sinalizamos a
necessidade de ampliar o espaço de discussão sobre a temática com os graduandos
das diferentes licenciaturas, assim como apontamos a necessidade de outros estudos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Concepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T14:59:07Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T14:59:07Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25705 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work had as its theme the conceptions and training needs of future
teachers about learning difficulties. The choice of the theme was made due to the
importance of understanding these conceptions and training needs, to think about
possible spaces for discussion and debate. Learning disabilities have become a
problem that is still little discussed in the face of a large number of students who
present some obstacles in the process of knowledge construction in general. Thus, the
study aimed to understand the conceptions and training needs of future teachers about
learning difficulties in a public university. The study was qualitative and used, as a
research technique, an open questionnaire applied to 10 students from different
undergraduate courses. It is important to highlight that the great majority of participants
have doubts when conceptualizing what are Learning Disabilities and establishing their
differences with Learning Disorders. Although participants recognize the possible
sociocultural causes of the former, there is a tendency to think of any learning
disabilities from a biological perspective that can lead to possible labeling. Participants
pointed out that they never had the opportunity to discuss and learn about the subject,
which they consider essential for their future pedagogical practice. From the study, we
signal the need to expand the discussion space on the subject with undergraduate
students of different degrees, as well as the need for further studies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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