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dc.contributor.advisorBarrios González, Alia Maria-
dc.contributor.authorAtaídes, Mariana Lopes-
dc.identifier.citationATAÍDES, Mariana Lopes. Concepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como tema as concepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem. A escolha do tema foi feita em função da importância de compreender essas concepções e necessidades de formação, para poder pensar em possíveis espaços de discussão e debate. As dificuldades de aprendizagem vêm se tornando uma problemática ainda pouco discutida diante de um grande número de alunos que apresentam algum entrave no processo de construção do conhecimento de maneira geral. Sendo assim, o estudo realizado teve como objetivo compreender as concepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagem, em uma Universidade pública. O estudo realizado foi de caráter qualitativo e usou, como técnica de pesquisa, um questionário aberto aplicado a 10 estudantes de diferentes cursos de licenciatura. É importante ressaltar que a grande maioria dos participantes apresenta dúvidas na hora de conceituar o que são dificuldades de aprendizagem e estabelecer suas diferenças em relação aos transtornos de aprendizagem. Embora os participantes reconheçam as possíveis causas socioculturais das primeiras, há uma tendência a pensar qualquer dificuldade de aprendizagem em uma perspectiva biológica que pode gerar possíveis rotulações. Os participantes apontaram que nunca tiveram a oportunidade de discutir e aprender sobre o tema, que consideram fundamental para sua futura prática pedagógica. A partir do estudo, sinalizamos a necessidade de ampliar o espaço de discussão sobre a temática com os graduandos das diferentes licenciaturas, assim como apontamos a necessidade de outros estudos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDificuldades escolarespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleConcepções e necessidades de formação de futuros professores sobre as dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T14:59:07Z-
dc.date.available2020-10-15T14:59:07Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25705-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work had as its theme the conceptions and training needs of future teachers about learning difficulties. The choice of the theme was made due to the importance of understanding these conceptions and training needs, to think about possible spaces for discussion and debate. Learning disabilities have become a problem that is still little discussed in the face of a large number of students who present some obstacles in the process of knowledge construction in general. Thus, the study aimed to understand the conceptions and training needs of future teachers about learning difficulties in a public university. The study was qualitative and used, as a research technique, an open questionnaire applied to 10 students from different undergraduate courses. It is important to highlight that the great majority of participants have doubts when conceptualizing what are Learning Disabilities and establishing their differences with Learning Disorders. Although participants recognize the possible sociocultural causes of the former, there is a tendency to think of any learning disabilities from a biological perspective that can lead to possible labeling. Participants pointed out that they never had the opportunity to discuss and learn about the subject, which they consider essential for their future pedagogical practice. From the study, we signal the need to expand the discussion space on the subject with undergraduate students of different degrees, as well as the need for further studies.pt_BR
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