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Título: O teatro do oprimido como eixo transversal no currículo da educação básica
Autor(es): Costa, Luísa Leão dos Santos
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Teatro do Oprimido
Currículo escolar
Educação básica
Data de apresentação: 17-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: COSTA, Luísa Leão dos Santos. O teatro do oprimido como eixo transversal no currículo da educação básica. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Teatro do Oprimido busca a transformação social levando ao diálogo dos oprimidos. Sendo a escola um espaço considerado conflitante, transformador e muitas vezes difícil de solucionálos, o presente trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades de articulação do Teatro do Oprimido ao currículo escolar, buscando na aplicação dos jogos do Teatro do Oprimido as possibilidades de resolução de conflitos no contexto escolar. Foram realizadas observações participantes feitas no segundo semestre de 2019 em uma instituição pública de Ensino Fundamental 2. A análise dos dados foi realizada articulando com autores do Teatro do Oprimido: Boal (1975; 2000; 2005), Belém (2016) e Garcia (2016) e com autores da Pedagogia: Freire (2013), Sacristán (2000), Saviani (1991), dentre outros. A partir deste estudo foi possível compreender a importância do Teatro do Oprimido o pensamento crítico dos estudantes, e um melhor diálogo e entendimento de questões conflituosas entre os estudantes no contexto escolar.
Abstract: Theatre of the Oppressed seeks social transformation leading to the freedom of those who are oppressed. Since the school can considered a conflicting space, and many times hard to solve, the present work has an objective of identifying possibilities of articulating Theatre of the Oppressed to the school’s curriculum, implementing games of Theatre of the Oppressed the possibilities of resolving conflicts in the school’s context. The data collected were from observing participants in the second semester of 2019 in a Middle School institution articulating with authors of Theatre of the Oppressed, Boal (1975; 2000; 2005), Belem (2016) e Garcia (2016) and with school educational authors: Freire (2013), Sacristán (2000), Saviani (1991), among others. It was possible to understand the importance of Theatre of the Oppressed for a more elaborate critical thinking of the students, and a better dialogue and understanding of conflicting questions among the students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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