Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisniowski, Simone Aparecida | - |
dc.contributor.author | Costa, Luísa Leão dos Santos | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Luísa Leão dos Santos. O teatro do oprimido como eixo transversal no currículo da educação básica. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Teatro do Oprimido busca a transformação social levando ao diálogo dos oprimidos. Sendo
a escola um espaço considerado conflitante, transformador e muitas vezes difícil de solucionálos, o presente trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades de articulação do
Teatro do Oprimido ao currículo escolar, buscando na aplicação dos jogos do Teatro do
Oprimido as possibilidades de resolução de conflitos no contexto escolar. Foram realizadas
observações participantes feitas no segundo semestre de 2019 em uma instituição pública de
Ensino Fundamental 2. A análise dos dados foi realizada articulando com autores do Teatro
do Oprimido: Boal (1975; 2000; 2005), Belém (2016) e Garcia (2016) e com autores da
Pedagogia: Freire (2013), Sacristán (2000), Saviani (1991), dentre outros. A partir deste
estudo foi possível compreender a importância do Teatro do Oprimido o pensamento crítico
dos estudantes, e um melhor diálogo e entendimento de questões conflituosas entre os
estudantes no contexto escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.title | O teatro do oprimido como eixo transversal no currículo da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T14:54:03Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T14:54:03Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25704 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Theatre of the Oppressed seeks social transformation leading to the freedom of those who are
oppressed. Since the school can considered a conflicting space, and many times hard to solve,
the present work has an objective of identifying possibilities of articulating Theatre of the
Oppressed to the school’s curriculum, implementing games of Theatre of the Oppressed the
possibilities of resolving conflicts in the school’s context. The data collected were from
observing participants in the second semester of 2019 in a Middle School institution
articulating with authors of Theatre of the Oppressed, Boal (1975; 2000; 2005), Belem (2016)
e Garcia (2016) and with school educational authors: Freire (2013), Sacristán (2000), Saviani
(1991), among others. It was possible to understand the importance of Theatre of the
Oppressed for a more elaborate critical thinking of the students, and a better dialogue and
understanding of conflicting questions among the students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|