Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuanaAlvesDaSilva_tcc.pdf848,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bloco inicial de alfabetização : uma análise do currículo em movimento no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Luana Alves da
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Educação de crianças
Currículo escolar
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: SILVA, Luana Alves da. Bloco inicial de alfabetização: uma análise do currículo em movimento no Distrito Federal. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A referente pesquisa, realizada no ano de 2019, teve como objetivo analisar as concepções de alfabetização e letramento presentes no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). O trabalho fundamentouse nos seguintes autores: Mortatti (2010; 2008; 2006), Vieira (2017), Soares (2016; 2004), Soares e Batista (2005), Albuquerque (2007), Morais (2012; 2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para o tratamento de dados, se baseou na análise de conteúdo temática (FRANCO, 2005) por meio da análise documental. Os resultados indicaram, entre outros aspectos, que o documento entende a alfabetização como um processo complexo marcado pela apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como a leitura e produção textuais (MORAIS, 2012). Defende, ainda, a articulação desse eixo com o de letramento (SOARES, 2018; 2009). Esses dois campos aparecem conjugados ao de ludicidade, tema pouco explorado no currículo.
Abstract: This research, carried out in 2019, aimed to analyze the concepts of alphabetization and literacy of the Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). The work was based on the following authors: Mortatti (2010; 2008; 2006), Vieira (2017), Soares (2016; 2004), Soares and Batista (2005), Albuquerque (2007), Morais (2012; 2005), among others. others. This is a qualitative research that, for data processing, was based on thematic content analysis (FRANCO, 2005) through document analysis. The results indicated, among other aspects, that the document understands Alphabetization as a complex process marked by the appropriation of the alphabetic writing system, as well as reading and textual production (MORAIS, 2012). It also defends the articulation of this axis with that of literacy (SOARES, 2018; 2009). These two fields appear in conjunction with playfulness, a theme little explored in the curriculum.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.