Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Luana Alves da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Alves da. Bloco inicial de alfabetização: uma análise do currículo em movimento no Distrito Federal. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A referente pesquisa, realizada no ano de 2019, teve como objetivo analisar as concepções
de alfabetização e letramento presentes no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado
de Educação do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). O trabalho fundamentouse nos seguintes autores: Mortatti (2010; 2008; 2006), Vieira (2017), Soares (2016; 2004),
Soares e Batista (2005), Albuquerque (2007), Morais (2012; 2005), entre outros. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa que, para o tratamento de dados, se baseou na análise de conteúdo
temática (FRANCO, 2005) por meio da análise documental. Os resultados indicaram, entre
outros aspectos, que o documento entende a alfabetização como um processo complexo
marcado pela apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como a leitura e produção
textuais (MORAIS, 2012). Defende, ainda, a articulação desse eixo com o de letramento
(SOARES, 2018; 2009). Esses dois campos aparecem conjugados ao de ludicidade, tema
pouco explorado no currículo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Bloco inicial de alfabetização : uma análise do currículo em movimento no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T14:51:57Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T14:51:57Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25703 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, carried out in 2019, aimed to analyze the concepts of alphabetization and
literacy of the Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). The work was based on the following authors:
Mortatti (2010; 2008; 2006), Vieira (2017), Soares (2016; 2004), Soares and Batista (2005),
Albuquerque (2007), Morais (2012; 2005), among others. others. This is a qualitative
research that, for data processing, was based on thematic content analysis (FRANCO, 2005)
through document analysis. The results indicated, among other aspects, that the document
understands Alphabetization as a complex process marked by the appropriation of the
alphabetic writing system, as well as reading and textual production (MORAIS, 2012). It
also defends the articulation of this axis with that of literacy (SOARES, 2018; 2009). These
two fields appear in conjunction with playfulness, a theme little explored in the curriculum. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|