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Título: Posições do eu na educação infantil
Autor(es): Carneiro, Ana Carolina Branquinho
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Educação infantil
Educação de crianças
Self (Psicologia)
Data de apresentação: 28-Ago-2018
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: CARNEIRO, Ana Carolina Branquinho. Posições do eu na educação infantil. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As mudanças ocorridas na criança na Educação Infantil podem ser percebidas por meio dos sentidos apresentados por ela que sugerem seus posicionamentos do Eu. Com base na Teoria do Self Dialógico e a concepção de Posições de Eu, este estudo teve como objetivo geral compreender como a criança na Educação Infantil se percebe na sua relação consigo mesmo e com o outro. Por meio dos objetivos específicos, buscou identificar e analisar os sentidos apresentados pelas crianças ao longo de um trabalho interventivo que sugerem seus posicionamentos do Eu como aluno, como filho e como amigo. Propôs-se, como metodologia para esta pesquisa, um estudo de natureza qualitativa, de observação participante, com base nas atividades propostas no plano de ações interventivas intitulado “Eu, avatar”. O projeto constituiu-se de onze atividades realizadas com crianças de cinco a seis anos de idade, alunas do segundo período de uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os resultados apontaram diversos sentidos apresentados pelas crianças que sugerem seus posicionamentos do Eu como aluno, como filho e como amigo.
Abstract: The changes that occur in children in Early Childhood Education can be perceived through the senses presented by them that suggest their positioning of Self. Based on the Dialogical Self Theory and the conception of Self Positions, this study aimed to understand how the child in Early Childhood Education see itself in relation with other. Through the specific objectives, it sought to identify and analyze the meanings presented by children during an intervention work that suggest their positions of the self as a student, as a child and as a friend. As a methodology for this research, a qualitative study, participant observation, based on the activities proposed in the intervention action plan entitled “Eu, avatar” was proposed. The project consisted of eleven activities carried out with children from five to six years old, students of the second period of a public school of Early Childhood Education in the Distrito Federal. The results pointed several meanings presented by the children that suggest their positions of the Self as a student, as a child and as a friend.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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