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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorCarneiro, Ana Carolina Branquinho-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Ana Carolina Branquinho. Posições do eu na educação infantil. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs mudanças ocorridas na criança na Educação Infantil podem ser percebidas por meio dos sentidos apresentados por ela que sugerem seus posicionamentos do Eu. Com base na Teoria do Self Dialógico e a concepção de Posições de Eu, este estudo teve como objetivo geral compreender como a criança na Educação Infantil se percebe na sua relação consigo mesmo e com o outro. Por meio dos objetivos específicos, buscou identificar e analisar os sentidos apresentados pelas crianças ao longo de um trabalho interventivo que sugerem seus posicionamentos do Eu como aluno, como filho e como amigo. Propôs-se, como metodologia para esta pesquisa, um estudo de natureza qualitativa, de observação participante, com base nas atividades propostas no plano de ações interventivas intitulado “Eu, avatar”. O projeto constituiu-se de onze atividades realizadas com crianças de cinco a seis anos de idade, alunas do segundo período de uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os resultados apontaram diversos sentidos apresentados pelas crianças que sugerem seus posicionamentos do Eu como aluno, como filho e como amigo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordSelf (Psicologia)pt_BR
dc.titlePosições do eu na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T14:48:01Z-
dc.date.available2020-10-15T14:48:01Z-
dc.date.submitted2018-08-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25702-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The changes that occur in children in Early Childhood Education can be perceived through the senses presented by them that suggest their positioning of Self. Based on the Dialogical Self Theory and the conception of Self Positions, this study aimed to understand how the child in Early Childhood Education see itself in relation with other. Through the specific objectives, it sought to identify and analyze the meanings presented by children during an intervention work that suggest their positions of the self as a student, as a child and as a friend. As a methodology for this research, a qualitative study, participant observation, based on the activities proposed in the intervention action plan entitled “Eu, avatar” was proposed. The project consisted of eleven activities carried out with children from five to six years old, students of the second period of a public school of Early Childhood Education in the Distrito Federal. The results pointed several meanings presented by the children that suggest their positions of the Self as a student, as a child and as a friend.pt_BR
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