Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Ana Carolina Branquinho | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Ana Carolina Branquinho. Posições do eu na educação infantil. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As mudanças ocorridas na criança na Educação Infantil podem ser percebidas por meio
dos sentidos apresentados por ela que sugerem seus posicionamentos do Eu. Com
base na Teoria do Self Dialógico e a concepção de Posições de Eu, este estudo teve
como objetivo geral compreender como a criança na Educação Infantil se percebe na
sua relação consigo mesmo e com o outro. Por meio dos objetivos específicos, buscou
identificar e analisar os sentidos apresentados pelas crianças ao longo de um trabalho
interventivo que sugerem seus posicionamentos do Eu como aluno, como filho e como
amigo. Propôs-se, como metodologia para esta pesquisa, um estudo de natureza
qualitativa, de observação participante, com base nas atividades propostas no plano de
ações interventivas intitulado “Eu, avatar”. O projeto constituiu-se de onze atividades
realizadas com crianças de cinco a seis anos de idade, alunas do segundo período de
uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os resultados apontaram
diversos sentidos apresentados pelas crianças que sugerem seus posicionamentos do
Eu como aluno, como filho e como amigo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Self (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Posições do eu na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T14:48:01Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T14:48:01Z | - |
dc.date.submitted | 2018-08-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25702 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The changes that occur in children in Early Childhood Education can be perceived
through the senses presented by them that suggest their positioning of Self. Based on
the Dialogical Self Theory and the conception of Self Positions, this study aimed to
understand how the child in Early Childhood Education see itself in relation with other.
Through the specific objectives, it sought to identify and analyze the meanings
presented by children during an intervention work that suggest their positions of the self
as a student, as a child and as a friend. As a methodology for this research, a qualitative
study, participant observation, based on the activities proposed in the intervention action
plan entitled “Eu, avatar” was proposed. The project consisted of eleven activities
carried out with children from five to six years old, students of the second period of a
public school of Early Childhood Education in the Distrito Federal. The results pointed
several meanings presented by the children that suggest their positions of the Self as a
student, as a child and as a friend. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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