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Título: A constituição do corpo na criança com autismo
Autor(es): Cássia, Natália Dutra
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo em crianças
Imagem corporal
Data de apresentação: 20-Jan-2015
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: CÁSSIA, Natália Dutra. A constituição do corpo na criança com autismo. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No presente trabalho, que foi constituído em forma de ensaio, propõe-se uma reflexão sobre a constituição do corpo na criança com autismo. O seu objetivo geral é problematizar a constituição do corpo desse indivíduo e, nesse trabalho, inicialmente, apresento o conceito de autismo, faço uma pequena contextualização histórica do tema e descrevo o conceito e as características do autismo. Em seguida, discorro sobre o conceito de corpo, com base na ideia de que o corpo ultrapassa a materialidade dos membros, pois é a partir dele que se descobre o mundo e o outro. No ponto seguinte, abordo a constituição do corpo na criança com autismo e saliento a construção psíquica do corpo, assim utilizo o conceito de “corpos despedaçados” como base para essa discussão. A ideia do trabalho surgiu a partir da prática docente, em específico a partir da convivência com uma criança com autismo. Sendo assim, neste ensaio, utilizo os relatórios do desenvolvimento dessa criança, descritos no período de dois anos, para fomentar a discussão com os temas propostos. Por fim, salienta-se que o último tópico desse trabalho é uma reflexão sobre esses fragmentos da realidade escolar. Esse trabalho é importante devido à reflexão em torno da compreensão e do respeito ao sujeito com autismo, pois, nesse ensaio, esses sujeitos são considerados em sua forma particular de se relacionar com o mundo e com o outro.
Abstract: The present work, which was set up as an essay, proposes a reflection on the constitution of the body in children with autism. Its overall objective is to discuss the constitution of the body, so this work initially presents the concept of autism, say a little historical context about this theme and describe the concept and characteristics of autism. Then I discuss on the body concept, based on the idea that the body exceeds the materiality of the members, as it is from him that you discover the world and the other. The next point, I discuss the constitution of the body in children with autism and I stress the construction of the body, so I use the concept of "broken bodies" as a basis for discussion. The idea of the work came from the teaching practice, in particular from teaching a child with autism. Thus, in this essay, I use the reports of the development of the child as described in the two-year period, to encourage discussion with the proposed themes. Finally, please note that the last topic of this work is a reflection on the school reality with these fragments. This work is important because of the reflection on the understanding and respect for the individual with autism, so, in this essay, these subjects are considered in their particular way of relating with the world and with each other.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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