Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NataliaDutraCassia_tcc.pdf759,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorCássia, Natália Dutra-
dc.identifier.citationCÁSSIA, Natália Dutra. A constituição do corpo na criança com autismo. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho, que foi constituído em forma de ensaio, propõe-se uma reflexão sobre a constituição do corpo na criança com autismo. O seu objetivo geral é problematizar a constituição do corpo desse indivíduo e, nesse trabalho, inicialmente, apresento o conceito de autismo, faço uma pequena contextualização histórica do tema e descrevo o conceito e as características do autismo. Em seguida, discorro sobre o conceito de corpo, com base na ideia de que o corpo ultrapassa a materialidade dos membros, pois é a partir dele que se descobre o mundo e o outro. No ponto seguinte, abordo a constituição do corpo na criança com autismo e saliento a construção psíquica do corpo, assim utilizo o conceito de “corpos despedaçados” como base para essa discussão. A ideia do trabalho surgiu a partir da prática docente, em específico a partir da convivência com uma criança com autismo. Sendo assim, neste ensaio, utilizo os relatórios do desenvolvimento dessa criança, descritos no período de dois anos, para fomentar a discussão com os temas propostos. Por fim, salienta-se que o último tópico desse trabalho é uma reflexão sobre esses fragmentos da realidade escolar. Esse trabalho é importante devido à reflexão em torno da compreensão e do respeito ao sujeito com autismo, pois, nesse ensaio, esses sujeitos são considerados em sua forma particular de se relacionar com o mundo e com o outro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordImagem corporalpt_BR
dc.titleA constituição do corpo na criança com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T12:56:14Z-
dc.date.available2020-10-15T12:56:14Z-
dc.date.submitted2015-01-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25701-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work, which was set up as an essay, proposes a reflection on the constitution of the body in children with autism. Its overall objective is to discuss the constitution of the body, so this work initially presents the concept of autism, say a little historical context about this theme and describe the concept and characteristics of autism. Then I discuss on the body concept, based on the idea that the body exceeds the materiality of the members, as it is from him that you discover the world and the other. The next point, I discuss the constitution of the body in children with autism and I stress the construction of the body, so I use the concept of "broken bodies" as a basis for discussion. The idea of the work came from the teaching practice, in particular from teaching a child with autism. Thus, in this essay, I use the reports of the development of the child as described in the two-year period, to encourage discussion with the proposed themes. Finally, please note that the last topic of this work is a reflection on the school reality with these fragments. This work is important because of the reflection on the understanding and respect for the individual with autism, so, in this essay, these subjects are considered in their particular way of relating with the world and with each other.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.