Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Cássia, Natália Dutra | - |
dc.identifier.citation | CÁSSIA, Natália Dutra. A constituição do corpo na criança com autismo. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho, que foi constituído em forma de ensaio, propõe-se uma
reflexão sobre a constituição do corpo na criança com autismo. O seu objetivo geral é
problematizar a constituição do corpo desse indivíduo e, nesse trabalho, inicialmente,
apresento o conceito de autismo, faço uma pequena contextualização histórica do tema e
descrevo o conceito e as características do autismo. Em seguida, discorro sobre o
conceito de corpo, com base na ideia de que o corpo ultrapassa a materialidade dos
membros, pois é a partir dele que se descobre o mundo e o outro. No ponto seguinte,
abordo a constituição do corpo na criança com autismo e saliento a construção psíquica
do corpo, assim utilizo o conceito de “corpos despedaçados” como base para essa
discussão. A ideia do trabalho surgiu a partir da prática docente, em específico a partir
da convivência com uma criança com autismo. Sendo assim, neste ensaio, utilizo os
relatórios do desenvolvimento dessa criança, descritos no período de dois anos, para
fomentar a discussão com os temas propostos. Por fim, salienta-se que o último tópico
desse trabalho é uma reflexão sobre esses fragmentos da realidade escolar. Esse trabalho
é importante devido à reflexão em torno da compreensão e do respeito ao sujeito com
autismo, pois, nesse ensaio, esses sujeitos são considerados em sua forma particular de
se relacionar com o mundo e com o outro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem corporal | pt_BR |
dc.title | A constituição do corpo na criança com autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T12:56:14Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T12:56:14Z | - |
dc.date.submitted | 2015-01-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25701 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work, which was set up as an essay, proposes a reflection on the
constitution of the body in children with autism. Its overall objective is to discuss the
constitution of the body, so this work initially presents the concept of autism, say a little
historical context about this theme and describe the concept and characteristics of
autism. Then I discuss on the body concept, based on the idea that the body exceeds the
materiality of the members, as it is from him that you discover the world and the other.
The next point, I discuss the constitution of the body in children with autism and I stress
the construction of the body, so I use the concept of "broken bodies" as a basis for
discussion. The idea of the work came from the teaching practice, in particular
from teaching a child with autism. Thus, in this essay, I use the reports of the
development of the child as described in the two-year period, to encourage discussion
with the proposed themes. Finally, please note that the last topic of this work is a
reflection on the school reality with these fragments. This work is important because of
the reflection on the understanding and respect for the individual with autism, so, in this
essay, these subjects are considered in their particular way of relating with the world
and with each other. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|