Título: | A importância da prática da contação de histórias no ensino infantil |
Autor(es): | Silveira, Juliana Rodrigues |
Orientador(es): | Oliveira, Paula Gomes de |
Assunto: | Contação de histórias Educação de crianças Alfabetização |
Data de apresentação: | 3-Dez-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | SILVEIRA, Juliana Rodrigues. A importância da prática da contação de histórias no ensino infantil. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como problema central de pesquisa compreender de que
maneira a contação de histórias pode contribuir na aprendizagem da criança. Dada
essa problemática, o objetivo geral será analisar a importância da contação de
histórias como recurso lúdico e didático. Entre os objetivos específicos estão:
investigar como essa prática pode ser inserida no cotidiano escolar, mais
precisamente na Educação Infantil; identificar quais seriam as principais técnicas
utilizadas para a contação de histórias; e por fim, refletir a respeito de como a
contação pode ser um instrumento facilitador para a alfabetização. Para a realização
dessa pesquisa de caráter qualitativo, foram feitas análises documentais em fontes
primárias e secundárias, além de uma observação participante. O referencial teórico
apoiou-se nos estudos de livros e artigos acadêmicos acerca da temática, em
especial nas obras de Soares (2004) e Matos (2014). As observações foram
realizadas no período de outubro de 2019, em cinco turmas do Ensino Infantil de
uma escola pública situada no Plano Piloto da cidade de Brasília, Distrito Federal. As
mesmas tiveram como sujeitos estudantes entre 4 e 5 anos e as professoras
regentes. Após a análise das atividades acompanhadas, foi possível perceber como
a contação auxilia os alunos na compreensão de temas relacionados ao cotidiano,
na capacidade interpretativa e na comunicação. |
Abstract: | The present work has as its central research problem to understand how storytelling
can contribute to the child's learning. Given this problem, the general objective will be
to analyze the importance of storytelling as a ludic and didactic resource. Among the
specific objectives are: to investigate how this practice can be inserted in the school
routine, more precisely in kindergarten; identify what would be the main techniques
used for storytelling; and finally, to reflect on how storytelling can be a facilitating tool
for literacy. In order to carry out this qualitative research, documentary analyzes were
made in primary and secondary sources, as well as a participant observation. The
theoretical referential was based in the study of books and academic articles on the
theme, especially in the works of Soares (2004) and Matos (2014). The observations
were made in October 2019, in five classes of kindergarten of a public school located
in the Plano Piloto in the city of Brasilia, Federal District. They had as subjects
students between 4 and 5 years old and the lead teachers. After analyzing the
activities, it was possible to notice how the storytelling helps the students in the
comprehension of themes related to daily life, interpretative capacity and
communication. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.